terça-feira, 27 de agosto de 2013

Deputado Roque comemora liberação de Projetos de Abastecimento de Água




A solenidade de liberação de 151 Projetos de Abastecimento de Água do Programa Água para Todos, aconteceu nesta segunda-feira (26), no Palácio da Abolição e contou com a presença do governador Cid Gomes, do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do deputado estadual Sineval Roque (PSB) e demais autoridades políticas.
“O Água para Todos é um programa importante para todo o Ceará, especialmente para a nossa Região do Cariri. Através de ações como a instalação de cisternas, perfuração de poços e a construção de adutoras, barragens e açudes todos os cearenses terão acesso à água”, avalia Sineval Roque.
Na ocasião, o governador anunciou que só na aplicação dos 151 projetos serão investidos mais de R$ 29 milhões, beneficiando cerca de 6.400 famílias de 58 municípios cearenses. “O evento de hoje marca só mais uma etapa de um grande projeto que tem como objetivo de assegurar a todas as famílias do Ceará uma fonte de água para sua sustentabilidade”, reforçou Cid Gomes.
Os esforços para diminuir os efeitos da estiagem no Ceará, que esse ano apontou como a maior seca dos últimos 55 anos, também passam por ações como a implantação de abastecimento através do Projeto São José III, perfuração de poços em localidades que não apresentam fonte de água, além da instalação de cisternas de placa. “Serão mais de 17 mil cisternas instaladas no Ceará até o final de outubro. O Governo vai realizar ainda esse ano a licitação para instalação de mais 19.380 cisternas.   Somados as outras ações até o final de 2014 o Ceará vai chegar a condição de universalização da água”, reforçou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

Sobre o 151 Projetos de Abastecimento de Água
As comunidades beneficiadas com os sistemas foram escolhidas através do comitê municipal, que é formado por representantes dos órgãos do Município, sindicato, Federação, Estado e Igreja. Os integrantes do comitê são formados 70% pela sociedade civil e 30% pelo poder público.




Os 58  municípios que serão favorecidos com os projetos são: Acopiara (1), Amontada (5), Apuiarés (3), Ararendá (7), Aratuba (1), Assaré (1), Baixio (2), Banabuiú (2), Barbalha (2), Bela Cruz (1), Campos Sales (2), Canindé (3), Capistrano (1), Caridade (3), Caririaçu (4), Cariús (2), Cascavel (1), Catarina (4), Cedro (1), Choró (1), Crateús (3), Crato (3), Cruz (5), Frecheirinha (3), Guaraciaba (2), Iguatu (6), Independência (1), Itapajé (3), Itapiúna (2), Juazeiro (1), Lavras da Mangabeira (4), Martinópole (1), Massapê (6), Mauriti (1), Missão Velha (1), Mombaça (3), Mucambo (1), Mulungu (1), Novas Russas (2), Ocara (5), Pacatuba (2), Paramoti (3), Pedra Branca (1), Pentecoste (1), Quixelô (1), Quixeré (1), Redenção (1), Reriutaba (5), Russas (8), Saboeiro (5) Santa Quitéria (1), Santana do Acaraú (2), São Luís do Curu (6), Senador Pompeu (3), Sobral (1), Tabuleiro do Norte (3), Tauá (1) e Viçosa do Ceará (5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário