quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Projeto do Aterro Sanitário Consorciado avança e passa por adequações


O prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, participou na tarde de ontem, em Crato, de reunião com os prefeitos do Cariri que compõe o Aterro Sanitário Consorciado, previsto para ser instalado no sítio Gravatá, em Caririaçu, até o próximo ano. Gestores das dez cidades que compõem o projeto estiveram presentes e dentre os pontos debatidos, esteve à adequação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos, nº 12.305, de 2010. A reunião contou com integrantes da missão do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial/Bird) e o Secretário Adjunto das Cidades, Mércio Fracalossi.

O prefeito do Crato destacou os avanços que têm sido efetivados junto ao projeto do aterro, mas admite que deveria estar mais adiantado, tanto que chegou a pensar na instalação de um aterro para o Município, fora do consórcio. Ele espera que a partir dessa etapa, com as mudanças efetuadas por meio de aditivo ao contrato, necessárias para a atualização dos cadastros dos municípios, haja maiores avanços, até porque o prazo para fechar os lixões das cidades será até o mês de agosto do próximo ano, conforme a lei.

 Também foi eleito um conselho fiscal para o consórcio, que tem a frente vereadores dos municípios, além da proposta de formação de comitê técnico de acompanhamento do plano intermunicipal. O representante do Crato para o comitê é o secretário de Meio Ambiente, Stephenson Ramalho. Na reunião, foi anunciada a contratação da empresa IDC – Instituto de Desenvolvimento de Consórcio, que irá realizar auxiliar inicialmente no gerenciamento do consórcio, com a elaboração do Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos.

 Ainda no encontro, foi reeleito para a presidência do consórcio, o prefeito da cidade de Farias Brito, Vandevelder Francelino. O aterro inclui os nove municípios da Região Metropolitana do Cariri (RMC), entre eles os que formam o triângulo Crajubar, mais o Município de Altaneira.

 Para o prefeito do Ronaldo, o prazo poderá ser cumprido pelos trabalhos. Segundo ele, o projeto vem obtendo mais avanços em relação ao primeiro semestre deste ano. Mesmo com a burocracia, afirma que em 2014 deverão ser solucionados todos os gargalhos, e poderá se ter o aterro funcionando para todos os consorciados.
Os técnicos da Secretaria das Cidades receberam, na última segunda-feira, a Missão do Bird. A comitiva, liderada pela consultora Alessandra Campanaro, teve como objetivo realizar visitas técnicas nas obras em execução na Região, bem como analisar os projetos do Programa Cidades do Ceará - Cariri Central (Cidades I), que estão em processo de licitação. A missão será concluída na próxima sexta-feira (1º), em Fortaleza. O grupo ainda esteve visitando a área onde será sediado Aterro Sanitário do Cariri (Caririaçu), e o bairro Seminário, onde será realizado o projeto da Encosta do Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário