sábado, 16 de novembro de 2013

Escândalo das Vassouras:investigações são retomada pela polícia

fonte:rotacariri.com.br

A Promotoria Pública do Estado, depois de analisar o processo, que apura as supostas irregularidades na Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte, devolveu os autos, à 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil, para que sejam feitas novas diligências e aprofundem as investigações. O teor do documento corre em segredo de justiça.

No entanto, nossa equipe teve acesso, com exclusividade, ao relatório do inquérito policial nº 488 – 1.122/2013, feito a a partir das investigações realizadas a quatro mãos pelos delegados: Tenório Brito, Levi Leal, Victor Timbó, Marcos Antônio dos Santos, com analíse final do delegado Ronald Botelho, da Delegacia de Crimes Contra a Administração e Finanças, nomeado pelo secretário de Segurança do Estado do Ceará, para complementar o inquérito policial. Um documento incisivo e conta com sete volumes.

Diversos agentes públicos e privados foram investigados, dentre eles os vereadores: Antônio Alves de Almeida (Antônio de Lunga), Ronaldo Gomes de Lira (Ronas Motos), Cícero Jakson Pereira Maia, Marcos Ranieri Parente, Silvando Alves de Sousa, José João Alves de Almeida, conhecido por Lunga e Herbert de Morais Bezerra, conhecido por Beto. Ainda foram ouvidos os representantes das empresas: PRISCILA CARDOSO DA ROCHA PARENTE e S DA S SOUSA – ME.

O vereador  Ronas Motos, afirmou no interrogatório, que sua função era apenas assinar cheques. Segundo ele assinava sem saber o que estava assinando, pois quando chegavam em suas mãos já tinham tramitado por outros setores. Ele ainda nega qualquer participação no escândalo e disse ter tomado conhecimento do fato através da imprensa.

Na narrativa feita pelo vereador Antônio Alves de Almeida (Antônio de Lunga) à polícia, ele assume que ordenou a realização das licitações, contudo, salientou que não sabe, qual foi a modalidade de licitação, nem tão pouco as empresas que venceram a concorrência. Ele informou ainda alguns nomes de pessoas que integram a Comissão Permanente de Licitação, e que conhecia o representante de uma das empresas vencedoras, chamando-o de Pilha (Cícero Jakson).

No depoimento dos representantes das empresas citadas no inquérito, o Sr. Marcos Raniere Parente, da PRISCILA CARDOSO DA ROCHA PARENTE, confirmou, que foi um dos que venceu licitações na modalidade CARTA CONVITE, para fornecer alguns itens, como: limpeza, material de papelaria e gêneros alimentícios. Já o representante da S DA S SOUSA – ME, falou que sua empresa trabalha apenas com licitações. Ele enfatiza, que ganhou três licitações com a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.

Outro ponto importante das investigações foi com relação a analise de imagens captadas por câmaras de segurança, onde aparecem várias homens, dentre eles o Sr. José João Alves de Almeida (Lunga). As pessoas citadas estariam próximas a um galpão usado, como depósito da Câmara de Vereadores. O depoente confirmou estar no local, mas permaneceu calado, sobre a identificação das demais pessoas.

Um homem conhecido como Herbert de Morais Bezerra (Beto), também aparece nas investigações. Ele seria a pessoa responsável pelo pagamento de mercadorias compradas na empresa SODINE.

No final do relatório os delegados representam pela quebra de sigilo telefônico e de dados bancários de pessoas e empresas abaixo mencionadas:

E diante das provas constantes nos autos, representaram ao Ministério Público Estadual pelo indiciamento, dos seguintes investigados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário