sábado, 18 de janeiro de 2014



UNAB firma parceria para acabar com pontos de lixo em Barbalha

Apesar das campanhas tentando conscientizar a população sobre a importância da separação do lixo e a destinação correta, em Barbalha ainda persiste o hábito de se jogar o lixo em locais impróprios. Levantamento da Secretaria de Meio Ambiente, ainda de 2008, apontava para a existência de pelo menos 60 pontos irregulares de lixo em Barbalha, que geralmente ficam em calçadas, canteiros centrais e terrenos baldios. Até agosto desse ano é o prazo para a extinção dos lixões que passarão a ser substituídos pelos aterros sanitários .

 

Infestação de pernilongos incomoda moradores em Juazeiro

Incomodados e preocupados com uma infestação de pernilongos, Juazeirenses , cobram  atuação mais constante da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos – Semasp.

De acordo com os internautas, o carro fumacê, responsável pela aplicação especial de inseticidas de baixo volume, não está passando com frequência nos bairros. Além dos pernilongos, o atual período é propício à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da Dengue.

A população que mora de fronte a linha férrea, terrenos baldios e brejos está muito incomodada com essa situação.

 

Juazeiro Celebrou os  100 anos da morte da “beata do Maria de Araujo

 

Nesta  sexta-feira foram lembrados os  100 anos da morte da beata Maria de Araújo, a protagonista dos famosos “milagres de Juazeiro” em cuja boca a hóstia se transformava em sangue após a consagração. A primeira das dezenas de vezes que o fenômeno aconteceu foi no dia 1º de março de 1889 em missa celebrada pelo Padre Cícero durante a quaresma. Quando o sacerdote deu a Santa Comunhão para a jovem beata, a partícula ficou ensanguentada.

O ponto culminante  foi  a celebração de missa em sufrágio da alma da Beata Maria de Araújo, às 19 horas na Capela do Socorro. Antes, às 18h30min, houve  concentração e uma caminhada desde a casa onde a beata morreu, na Rua Padre Cícero, 239 até a Capela do Socorro.

 

Justiça nega desbloqueio dos bens e valores da ex-secretária de Educação do Crato


A Justiça negou pedido de desbloqueio de bens e valores feito pela defesa da ex-secretária de Educação do Crato, Luciana Maria Brito Rodrigues. Ela e outros cinco ex-gestores do município respondem a processo por supostos atos de improbidade administrativa.
De acordo com a denúncia do Ministério Público do Crato, o caso ocorreu entre 2004 e 2005, no fim da gestão do então prefeito Francisco Valter Peixoto. Entre as irregularidades, foi constatada alteração no período letivo, com prejuízo à carga horário exigida pelo Ministério da Educação (MEC), bem como a interrupção do transporte escolar, devido à falta de pagamento às empresas que prestavam o serviço.
Em setembro de 2007, a Justiça determinou o bloqueio dos bens e da conta bancária de todos os envolvidos, atendendo à ação movida pelo MP.
Em sua defesa, Luciana alegou que a interrupção do transporte escolar durou pouco e não chegou a prejudicar os alunos. Além disso, afirmou que não houve redução do período letivo e que obedeceu integralmente à legislação. A ex-secretária solicitou ainda a liberação dos bens bloqueados.
Contudo, ao analisar o caso, o juiz José Batista de Andrade negou o pedido, alegando que as garantias apresentadas pela ex-secretária para desbloquear os bens eram incompatíveis com o caso.


Aluno de Várzea Alegre fica com o primeiro lugar para cotistas do Curso de Medicina da UFC de Barbalha


É de Várzea Alegre o primeiro lugar para cotistas do Curso de Medicina da UFC, em Barbalha. Vangleilson Diniz, 19, sempre estudou em escola pública e concluiu o ensino médio na Escola de Ensino Fundamental e Médio José Correia Lima, na cidade de Várzea Alegre.
De família humilde e com poucos recursos, Vangleilson Diniz saiu de Várzea Alegre no início de 2013, logo apos concluir o ensino médio. Ele veio morar em Juazeiro, onde por 10 meses, aperfeiçoou os estudos visando aprovação no Curso de Medicina.
Em Juazeiro, Vangleilson contou com ajuda de um cursinho preparatório. Para atingir seu objetivo, o estudante afirmou que estudava de 8 a 10 horas por dia. O segundo lugar para cotistas ficou para uma aluna de escola pública de Porteiras.


Benigna -Mártir da castidade dará nome a creche em São Paulo


A serva de Deus Benigna Cardoso, já reconhecida pelo Vaticano, foi homenageada pelo Instituto Bevenutto da cidade de São Paulo,ao requerer abertura de uma creche conveniada com o município, que irá atender 117 crianças com tempo integral de atendimento.
O instituto através de sua diretoria resolveu fundar a creche denominando-a de Benigna Cardoso, uma forma de homenagear a mártir da castidade. 
Juracildo Fernandes da Silva, um dos membros da Comissão Inicial do Movimento Pró-Beatificação de Benigna, se encontra em São Paulo, visitando o local no qual funcionará a creche. Segundo Jacildo, as instalações estão sendo feitas de forma adequada para receber as crianças  de acordo com o que preceitua as portarias em vigor.

2 comentários: