quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Educação apoia início do Programa Escola Aberta

O município do Crato iniciou no último sábado (15), as atividades do Programa Escola Aberta, que incentiva e apoia a abertura, nos finais de semana, de unidades escolares públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social. A estratégia potencializa a parceira entre escola e comunidade ao ocupar criativamente o espaço escolar aos sábados e/ou domingos com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda oferecida aos estudantes e a população do entorno da escola.

 O Programa tem como um dos objetivos, o fortalecimento do vínculo entre comunidade e escola, oferecendo atividades variadas. Antes do início das atividades, aconteceu o momento de acolhida com os participantes das oficinas e oficineiros, e contou com a presença e apoio da Secretaria Municipal de Educação que visitou as escolas que desenvolvem o programa.

 A Coordenadora do Programa na Escola Maria Yara de Brito Gonçalves - CAIC, localizada no Bairro Gisélia Pinheiro (Batateiras), professora Sara Rolim, ressaltou a importância da participação e do apoio da família, para o bom êxito dessas atividades. Na oportunidade, a coordenadora fez a apresentação aos oficineiros das atividades que serão desenvolvidas na escola, como o skate, grafitagem, maquiagem, teatro, manutenção e montagem de computadores e curso pré-vestibular comunitário. 

Musical “Gonzagão - A Lenda” encanta população 

Com uma platéia estimada em quase quatro mil pessoas, o município do Crato recebeu na última terça-feira, 18/02, no Largo da RFFSA, o musical “Gonzagão - A Lenda”, com direção de João Falcão. Um espetáculo comovente e ao mesmo tempo divertido, onde o público sentiu a força da obra de Luiz Gonzaga. O projeto é uma realização do Governo Federal e do Ministério da Cultura, e na cidade do Crato contou com o apoio do Governo Municipal e da Secretaria de Cultura (SECULT).

Para a gestora da pasta da Cultura, Dane de Jade, o espetáculo superou todas as expectativas, tanto de público como de emoção, onde a população cratense vivenciou uma verdadeira apoteose da história do Rei do Baião. “O município do Crato devia essa homenagem a Luiz Gonzaga, uma ação cultural que reuniu famílias e uma diversidade de público incrível”, frisou.

 Ao final do musical, membros da equipe responsável pelo espetáculo ressaltaram que esta foi a maior platéia para a qual já se apresentaram, e agradeceram a alegria que a população cratense os recebeu. Ainda na agenda para o ano de 2014, a montagem abrirá o Festival Ibero-Americano de Teatro de Bogotá, o maior da América Latina.

 Considerado um dos melhores musicais brasileiros, eleito pela Folha de SP e pelo Estado de SP um dos cinco melhores do ano, o espetáculo está em cartaz há mais de um ano e foi vencedor do Prêmio Shell de Teatro 2012 de Melhor Música; do 7º Prêmio APTR de Melhor Produção; Prêmio Qualidade de Melhor Espetáculo; e do Prêmio FITA 2013 nas categorias Melhor Espetáculo (Júri Popular), Melhor Direção e Melhor Figurino.
    
Governo Municipal e SECULT convidam para espetáculo com linguagem teatral cômica nordestina

Com o objetivo de proporcionar boas risadas e divulgar uma linguagem teatral cômica nordestina, a Prefeitura do Crato e a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), através da Coordenação de Políticas de Programas e Ações Culturais e da Célula de Artes Cênicas, convidam a todos para assistir o espetáculo “Dani Night - Meu passado me condena”, a ser realizado no dia 21/02, às 20h, no Teatro Municipal Salviano Arraes. A peça é recomendada para maiores de 14 anos.

A peça é uma comédia que conta o conflito de uma mulher madura que resolveu casar, e desde então sua vida se transforma em várias aventuras, encontros eletrizantes e divertidos, entre remédios e bebidas. Dani Night vai contanto as suas desventuras e loucuras para conseguir desencalhar. Vivendo vários personagens dentro de uma só história, a atriz nos leva ao universo feminino e masculino por uma visão lúdica em busca do grande amor.
           
Secretaria de Saúde participa do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina - A

 O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina-A, está intensificando o uso e atualização da Vitamina-A no cartão de vacinação da criança nas escolas. A Secretaria de Saúde do Crato, através da coordenação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN vem disponibilizando a vitamina e informações acerca do seu uso nas escolas do município.

 Nas escolas estaduais e municipais a responsabilidade fica por conta das enfermeiras das áreas e nas escolas privadas a responsabilidade é da coordenação do SISVAN, contando com duas enfermeiras capacitadas para esta ação.

 De acordo com a coordenadora do SISVAN no Crato, Nayanne Maia, o objetivo é reduzir e erradicar a deficiência nutricional de vitamina A, diminuindo a mortalidade infantil, mortalidade materna, gravidade das infecções, quadros de diarreia, bem como manter a saúde da visão. A Vitamina A é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da criança..

 O público-alvo dessa suplementação que acontecerá nas escolas estaduais, municipais e privadas e em todas as unidades básicas de saúde é formado de crianças de seis a cinqüenta e nove meses de idade e mulheres no pós - parto imediato (antes da alta hospitalar), residentes em regiões consideradas de risco. Todo o Nordeste faz parte dessa área.

 Em meio as atividades a coordenadora Nayanne Maia esteve na semana passada no Colégio Diocesano do Crato e ontem no Externato 5 de julho, onde proferiu palestras sobre os benefícios da vitamina A.

SAAEC realizará mutirões aos sábados para atender comunidades

A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) vai realizar a partir do próximo sábado, 22, um mutirão no Bairro Gizélia Pinheiro (Batateira).

Uma equipe técnica da SAAEC composta por eletricistas, serventes, bombeiros, encanadores, entre outros profissionais, estará na comunidade da Batetira realizando serviços de  manutenção, substituição de rede e recuperação de esgotos, entre outros serviços solicitados pelos moradores.

Segundo Janaína Fernandes, presidente da SAAEC, todos os sábados acontecerá um mutirão em uma comunidade diferente para   atender as solicitações da população.

Ao todo cerca de 15 profissionais estarão trabalhando na Batateira, além de uma equipe que ficará na sede da SAAEC dando suporte ao trabalho.

Veja calendário dos mutirões nas comunidades:

22/02 – Gizélia Pinheiro (Batateira)
01/03 – Seminário
08/03 – São Miguel
15/03 – Vila Alta

SERVIÇO
A comunidade pode entrar em contato com a SAAEC pelo telefone (88)  3523.2044

Secretaria de Esporte apoia XV Open de Volei de Areia do Crato
 A Secretaria de Esporte do Crato é parceira no XV Open de Volei de Areia do Crato, evento tradicional em toda a região Nordeste, onde atletas de vários estados participam.

O evento acontecerá nos dias 22 e 23 de fevereiro, no Clube Recreativo Grangeiro, e tem vagas limitadas.

O secretário municipal de Esporte de Crato destaca que essa modalidade esportiva está se fortalecendo e, com isso, nos dias 15 e 16 de março acontecerá no Serrano Atlético Cratense a I etapa do circuito cratense de vôlei de areia; o circuito contará com 5 etapas no decorrer deste ano. 

A realização é do núcleo de esporte do Clube Recreativo Grangeiro com parceria da Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria Municipal de Esporte.

Programação:
Sábado – dia 22 : início: 13 horas
Domingo – dia 23: Início: 09 horas

Informações e inscrições:
Secretaria do Clube Recreativo Grangeiro 
Avenida Duque de Caxias 3º piso - Sala 303 – Telefone: 88 - 3523 - 4445
Robério Alves Nogueira: 88 - 9633 5963
Diretor de Esportes: Gilson: 88 - 9924 8869

Nenhum comentário:

Postar um comentário