segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014



Choveu em 66 municípios neste domingo

O domingo foi de chuva no Interior do Estado. Houve precipitação em 66 municípios cearenses, dos quais 13 registraram chuva superior a 50 mm, conforme informações da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos).

O maior registro (127 mm) foi no município de Cariús, . Juazeiro do Norte teve a segunda maior precipitação do fim de semana (125 mm).

Outros municípios também tiveram chuvas intensas, como Lavras da Mangabeira (81 mm), Crato (72 mm), Iguatu (70 mm) e Baixio (66 mm). Na Região Norte, choveu 53 mm em Trairi. Em Jaguaribe, 51 mm. Não houve registros significativos na Capital.



A Funceme alerta, entretanto, que o prognóstico feito no último mês de janeiro, de que o Estado tem maior probabilidade (40%) de ter chuvas abaixo da categoria considerada normal entre os meses de fevereiro, março e abril, está mantido. Ainda neste mês, a Funceme divulgará nova previsão, incluindo o último mês da quadra chuvosa (maio), na qual as condições para a estação podem ser revistas, dependendo das análises feitas pela fundação. 


Nova Olinda terá Museu do Couro

 

O Museu do Couro está sendo criado na cidade de Nova Olinda por um dos maiores artesãos do couro do Brasil. O mestre da Cultura, Espedito Seleiro, teve a iniciativa a partir das sua própria história de vida, com uma tradição de família, de várias gerações. Prestes a chegar aos 75 anos, o artesão pretende inaugurar o espaço no mês de outubro deste ano. Já confeccionou mais de 30 peças. O material revela as nuances de cada região do Nordeste, contando além da história do ciclo do couro, um pouco da trajetória do homem do sertão nordestino.
O trabalho conta com a parceria do diretor da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins, que vem desenvolvendo o projeto junto com Espedito.

Juazeiro reivindica a liberdade religiosa

 

Integrantes de religiões de matriz africana pedem liberdade de culto nas ruas de Juazeiro, considerado uma referência na religiosidade em todo Brasil. Com mensagens de paz e pedindo a tolerância entre as religiões, cerca de duas mil pessoas saíram às ruas de Juazeiro do Norte, em cortejo durante a V Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa.

A caminhada, ocorrida recentemente, reuniu o maior número de integrantes de cultos afro. O cortejo teve como no carro abre-alas a representação de oxalá.
Com grupos de cidades do Crato, Juazeiro e Missão Velha, os participantes da caminhada saíram da praça da prefeitura e seguiram pela principal rua do comércio, a São Pedro, onde centenas de pessoas saíram para as calçadas das lojas para ver os integrantes vestidos com trajes característicos da umbanda e candomblé, em sua maioria.

"Trocaria" estimula hábito da leitura entre as crianças do Gesso

 

Uma iniciativa com a finalidade não apenas de mobilizar uma comunidade, mas possibilitar a organização social e política de área vulnerável desta cidade. Para isso, foi criada uma forma diferenciada de atividade, que requer a participação comunitária, além de proporcionar estímulo às artes. A Trocaria do Gesso, idealizada pelo artista plástico, Alexandre Lucas, é também iniciativa do Coletivo Camaradas e já mobilizou mais de mil pessoas, desde que foi iniciada na localidade do campinho do Gesso, no bairro Pinto Madeira.
O estímulo maior, como o próprio nome sugere, é para a troca de produtos. A moeda de troca vai pela necessidade dos moradores. Mas há um estimulo para educação, leitura, artes, por parte dos integrantes do coletivo. A ação envolve educadores, poetas, artistas, mobilizadores sociais. O projeto tem contado com apoio de várias instituições.

GEOPARK ARARIPE TRABALHARÁ DESERTIFICAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE

Localizado no sul do Estado do Ceará, o Geopark Araripe possui um determinado número de sítios geológicos e paleontológicos, selecionados conforme suas características para a história da terra e relevância científica, estes locais são chamados de Geossítios.
Apesar do destaque, principalmente relacionado ao patrimônio geológico, também considerou a ocorrência de outros aspectos fundamentais relacionados à biodiversidade, história, cultura, arqueologia, dentre outros. Essas múltiplas valências do território possibilitam a promoção do turismo científico aliado a uma estratégia de desenvolvimento regional sustentável.
Durante esse ano de 2014 o Geopark Araripe trabalhará junto as escolas a questão da desertificação da região nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário