terça-feira, 11 de março de 2014

Crato articular inventário turístico para melhorar ações no setor

A partir desta terça-feira, 11, o Crato estará recebendo uma equipe de 20 pesquisadores do Instituto Federal do Ceará (IFCE), sob a orientação da professora Ione Chaves.
A missão da equipe é, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato (SDET) iniciar  a realização do Inventário da Oferta Turística do município.
O corpo técnico da SDET, comandado pelo secretário Venâncio Saraiva, tem se empenhado exaustivamente no sentido de efetivar, pela primeira vez na história do Crato, o seu inventário turístico, com o comprometimento de tornar o fato um momento histórico e de grande importância para o desenvolvimento do turismo não só da cidade como também para toda a região do Cariri.
A equipe ficará no Crato de 11 a 16 de março focada na realização do inventário que deverá contar com a participação de todas as secretarias municipais.
O Inventário da Oferta Turística visa mostrar um diagnóstico geral das potencialidades turísticas da cidade e, assim, identificar áreas que necessitem de melhorias, incentivos e capacitação.

Crato lança oficialmente a vacinação contra o HPV

A Prefeitura do Crato e a Secretaria de Saúde com a Coordenação de Imunização lançou oficialmente na manhã de ontem no Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcanti, a campanha de vacinação contra o HPV em adolescentes.

A primeira aluna foi vacinada pela secretária de Saúde Aline Alencar auxiliada pela primeira-dama do município Gilvania Gomes de Mattos.

Segundo a Coordenadora da Mobilização Social Iracema Mariano a meta da campanha no município é vacinar 3.542 meninas na idade de 11 a 13 anos. As vacinas serão disponibilizadas pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família,  nos postos de saúde e em todas as escolas municipais, estaduais e particulares.

O esquema das vacinas será composto de três doses com intervalo de 6 meses da primeira para a segunda e 5 anos da primeira para terceira dose.

É importante saber que o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), em 2014, ampliou o calendário nacional de vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra o Papilomavírus Humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo da vacina é reforçar as ações de prevenção do câncer do colo do útero que é o segundo tipo de câncer mais frequente entre mulheres e com alta mortalidade fazendo 4.800 vítimas fatais no Brasil. Embora tenha alta incidência o câncer do colo do útero apresenta forte potencial de cura quando diagnosticado precocemente.

A secretária de Saúde do Crato, Aline Franca,  ressaltou a importância de ações preventivas na busca de melhorias na qualidade de vida e saúde e parabenizou as mães que compareceram acompanhando suas filhas no lançamento da campanha.

A coordenadora do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde  do Crato, Tereza Cristina Brito avisa que as vacinas serão disponibilizadas nas escolas e unidades de saúde até o dia 10 de abril, depois desta data só nos postos de saúde.

Secretaria de Educação  do Crato realiza encontro de conselheiros escolares

Secretaria de Educação do Crato realiza o I Encontro de Conselheiros Escolares das escolas da rede municipal de ensino. O encontro tem como objetivos mobilizar a comunidade escolar fortalecendo sua atuação no controle social e a participação dos segmentos nos conselho escolares.
O evento acontecerá na escola Maria Violeta Arraes Gervaiseau e terá a participação dos tesoureiros e conselheiros fiscais das unidades executoras.

O encontro abordará o tema, “Conselho Escolares: Democratização da escola e construção da cidadania”, e será dividido em dois momentos. No dia 14 de março das 8h às 11h, para as escolas da zona urbana e no dia 24 de março das 13h às 16h30, para as escolas da zona rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário