sexta-feira, 21 de março de 2014

Crato inaugura Centro de Especialidades Odontológicas do município
Dando continuidade às comemorações relativas aos 250 anos do Município e com o intuito de melhorar os  serviços em saúde o prefeito do Crato Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos e a secretária  municipal de saúde Aline Franca inauguram hoje, sexta-feira,  21,  às 18 horas o Centro de Especialidades Odontológicas – Dr. José Nilo Alves de Sousa.
O CEO municipal de Crato Dr. Jose Nilo Alves de Sousa - que funcionará na Rua André Cartaxo, em frente ao Sesc - objetiva atender a população que necessita de assistência odontológica em procedimentos de média complexidade, complementando e servindo de referência às unidades básicas de saúde já existentes no município.
Os CEO’s são uma das frentes de atuação do programa Brasil Sorridente, onde o tratamento oferecido é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na estratégia saúde da família, pelas equipes de saúde bucal. Deste modo, os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados apenas para casos mais complexos.
De acordo com a odontóloga da Secretaria de Saúde do Crato, Sáskia Barreto, o CEO Municipal de Crato é do tipo II, e contará  com cinco consultórios odontológicos completos seguindo as exigências do Ministério da Saúde e oferecerá à população cratense o atendimento em especialidades como estomatologia, com ênfase em diagnóstico e detecção do câncer bucal; endodontia (tratamento de canal); periodontia (tratamento da gengiva); atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais; prótese (totais e parciais); cirurgia oral menor e ortodontia (preventiva e interceptativa para crianças até 11 anos de idade). O funcionamento do CEO acontecerá nos turnos manha, tarde e noite de acordo com a especialidade.
A secretária Municipal de Saúde Aline Franca enaltece mais uma ação do Governo do Crato, no que diz respeito a melhorar a qualidade da saúde no município “Nossa cidade contará com um equipamento muito bem preparado para diversos atendimentos, bem como, profissionais especializados. Com a inauguração do CEO Municipal o prefeito Ronaldo Gomes de Matos mostra que tem se empenhado em promover melhorias nos serviços assistenciais de saúde para a comunidade cratense”, conclui.
 (imagem ilustrativa)
Programa Mais Cultura nas Escolas contempla oito instituições cratenses
A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Educação acaba de ser contemplada com o Programa Mais Cultura nas Escolas, que será desenvolvido em oito escolas da rede municipal de ensino.
O programa do Governo Federal consiste em aproximar iniciativas culturais das práticas escolares, firmadas entre o Ministério da Cultura (MINC) e da Educação (MEC), de modo especial no ensino fundamental. O principal objetivo é potencializar processos de aprendizado, mobilizando experiências concretas, criativas, para provocar o envolvimento efetivo de estudantes, professores e da comunidade escolar.
O projeto pretende orientar as mais diversas linguagens artísticas como artes visuais, teatro e música e manifestações da cultura como mitologias, jornais e  vestuário.
Além de residências de artistas para pesquisa e experimentação nas escolas serão difundidos temas como criação, circulação e difusão da produção artística, promoção cultural e pedagógica em espaços culturais, educação patrimonial – patrimônio material, imaterial, memória, identidade e vínculo social, cultura digital e comunicação, cultura afro-brasileira, culturas indígenas e tradição oral.
As escolas contempladas no município do Crato foram as seguintes:
PROFESSOR JOSE BIZERRA DE BRITTO
CEL FILEMON FERNANDES TELES EEIEF
DOM VICENTE DE PAULO ARAUJO MATOS EEIEF
18 DE MAIO EEIEF
JOAO LEANDRO CORREIA EEIEF
COLEGIO MUNICIPAL PEDRO FELICIO
PROF JOSE DO VALE ARRAES FEITOSA EEIEF
SAO FRANCISCO EEIEF

Crato contemplado com ambulâncias para o SAMU

O Município do Crato e outras cidades da Região do Cariri foram contemplados pelo Governo do Estado, ontem, 20, com a entrega de 35 ambulâncias a 23 municípios integrantes do Polo III do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará). Cariri

Foram entregues quatro Unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis) e 31 Unidades de Suporte Básico, 25 delas com tração 4×4.

O Crato foi contemplado uma Unidade de Suporte Avançado (UTIs móveis), uma Unidade de Suporte Básico e mais duas com tração 4x4.  O Município do Crato ficará responsável pela base de apoio onde ficam as ambulâncias.

O SAMU 192 integra a Rede de Atenção às Urgências do Ceará. No funcionamento da rede, o Ministério da Saúde doa as ambulâncias e o governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, faz a manutenção, pagamento formação dos profissionais e a aquisição de material médico hospitalar. (com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado)

Logomarca em alusão aos 250 anos do Crato é escolhida por comissão

Foi realizada na tarde de ontem,  20, no gabinete do prefeito do Crato Ronaldo Gomes de Mattos, reunião para a escolha da logomarca dos 250 anos do município do Crato, comemorados no dia 21 de junho. Na ocasião, uma comissão julgadora, formada por técnicos e historiadores, analisou as logomarcas enviadas através de edital lançado pela Prefeitura Municipal.

De acordo com o presidente da comissão julgadora, Allan Bastos, os critérios analisados pelos membros da comissão foram: originalidade, criatividade, comunicação (onde a marca tem o impacto de visualizar o que são os 250 anos do Crato),  aplicabilidade (o poder que a marca tem de ser usada em diversos materiais) e adaptação ao tema.

O resultado oficial do concurso será publicado no Diário Oficial e no site da Prefeitura do Crato, endereço: http://www.crato.ce.gov.br/documentos/edital-logo-250-anos.pdf, nesta sexta-feira, 21 de março. O autor da proposta vencedora ganhará um prêmio no valor de R$ 3 mil.

A logomarca vencedora será utilizada em todos os eventos comemorativos dos 250 anos do Crato, bem como, em material gráfico como folderes, cartazes, envelopes, além da internet, filmes e vídeos. O autor da logomarca cederá os direitos autorais e patrimoniais para a prefeitura, que poderá usar a logomarca, mesmo após o período comemorativo. O Concurso Logomarca Crato 250 anos foi lançado por meio da Secretaria de Cultura com o objetivo de escolher a melhor criação da marca para o aniversário do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário