quinta-feira, 27 de março de 2014



Deputado 'das laqueaduras' renuncia ao mandato

Sexto parlamentar condenado à prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal) desde a Constituição de 1988, Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) renunciou nesta quarta-feira (26) ao mandato na Câmara dos Deputados. Com isso, ele evita responder a um processo de cassação.
No início da tarde, ele circulou pelo plenário da Câmara com a carta de renúncia. Revisou o texto e pediu para assessores entregá-lo ao presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-PA), que oficializou a renúncia em plenário.

A pedido do Planalto, Senado acelerará votação do Marco Civil da Internet

Sob a orientação do Palácio do Planalto, o Senado vai acelerar a votação do chamado Marco Civil da Internet, uma espécie de "Constituição" com princípios, garantias, direitos e deveres na rede mundial de computadores.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quarta-feira (26) que a Casa vai dar "celeridade" à análise do tema. "Votaremos com absoluta celeridade. Demorar esse tanto que demorou na Câmara, isso não vai acontecer. Por isso, vamos conversar para termos uma solução em curto espaço de tempo", afirmou.

Um em cada quatro menores de idade bebe álcool no Brasil, diz pesquisa

Apesar de a venda e o consumo de álcool serem proibidos para menores de idade, um em cada três adolescentes entre 14 e 18 anos afirma consumir bebidas alcoólicas no Brasil.
Desses, 43% relatam beber em forma de "binge", isto é, consumindo grandes doses em um curto espaço de tempo.
É o que mostra um novo recorte do segundo levantamento nacional de álcool da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que entrevistou 4.607 pessoas em 149 municípios em 2012. Desse total, 1.157 eram adolescentes.
De acordo com a pesquisa, o consumo "binge", nocivo ao organismo, ocorre entre 39% as meninas e 46% dos meninos.

No Brasil, mulher jovem consome mais cocaína que maconha




Uma pesquisa  mostra que a proporção de brasileiras jovens que consomem cocaína é maior que a de usuárias de maconha. Os dados são do 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado nesta quarta-feira (26) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

De acordo com os responsáveis pela pesquisa, o fenômeno é raramente observado em outros países.

O estudo contou com 4.600 entrevistados com 14 anos ou mais de 149 municípios brasileiros. As entrevistas consideraram o uso no ano anterior à pesquisa, que foi feita em 2012.

Cerca de 2% das mulheres com até 25 anos relataram ter usado cocaína, e 1,4%, maconha. Entre os homens da mesma faixa etária, as proporções foram de 5% e 8,3%, respectivamente.


Número alarmante - 34% dos jovens brasileiros nunca usaram camisinha, diz pesquisa








Pesquisa feita Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostra que 34,1% dos jovens brasileiros com idade entre 14 e 25 anos nunca ou quase nunca usam camisinha. O índice das garotas é maior (38,2%) do que entre os meninos (29,6%).

Outro número alarmante é que quase um terço das jovens (32%) com idade entre 14 e 20 anos já engravidaram ao menos uma vez. O índice de aborto entre as meninas 14 e 20 é 12,4%; entre as mais velhas, de 20 e 25 anos, a porcentagem sobe para 14,8%.



A pesquisa mostrou, ainda, que quase um terço (30%) dos rapazes que dirige declarou já ter dirigido alcoolizado pelo menos uma vez no último ano. A prática parece ocorrer muito menos  frequentemente entre as mulheres jovens (4%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário