sábado, 22 de março de 2014



Assessora do estado debateu em Varzea-Alegre o problema de  cães soltos nas ruas



A Dra. Jane Cris Cunha - Assessora Técnica do Programa Estadual de Controle de Leishmaniose do Ceará, foi a Várzea Alegre para entender o problema  dos cães soltos nas ruas e apresentar alguns caminhos de solução, disse que Várzea Alegre é o único município do país que está pedindo a captura de animais errantes. Segundo a Dra. Jane Cris, os donos de animais os soltam nas ruas logo nos primeiros sinais de que estes estejam doentes. Ela explicou que isso representa crime federal.

A técnica sugeriu que o município faça o monitoramento dos cães para saber quais desses animais estão doentes, falou sobre o polêmico processo de eutanásia dos cães e que alguns municípios que estão eutanasiando esses animais de forma indiscriminada, sem obedecer aos critérios legais, estão sendo penalizados. Ela estimou que a população de cães da cidade é de quatro mil, e desses, duzentos animais podem estar transmitindo doenças como calazar e leishmaniose. Esses animais doentes, sendo identificados, podem ser encaminhados, dentro dos processos legais, para eutanásia. Ela também disse que para fazer a eutanásia de cães na cidade é preciso ter um local adequado.


MPF recomenda contratação imediata de médicos para acabar com filas no Hospital Regional do Cariri


O Ministério Público Federal quer assegurar o atendimento de pacientes que aguardam em lista de espera para a realização de procedimentos cirúrgicos ortopédicos via artroscopia no Hospital Regional do Cariri (CE). A Procuradoria da República no Município de Juazeiro do Norte, onde também está sediada a unidade de saúde, expediu recomendação a órgãos públicos para que sejam adotadas medidas, como a contratação de médicos, a fim de garantir o atendimento dos pacientes em até 90 dias.

Atualmente 244 pacientes constam na lista de espera mantida pela 21ª Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (Cresus), no Cariri. O HRC possui apenas um médico em seu quadro para a realização de cirurgia ortopédica via artroscopia, realizando em média dez cirurgias por mês. A procuradora da República Lívia Maria de Sousa Recomendou a contratação, num prazo de 20 dias, de pelo menos oito novos profissionais, quantidade que seria necessária para atender a demanda apontada pela central de regulação.

A procuradora relata que, mesmo diante da grande demanda na área ortopédica, o hospital decidiu demitir 11 médicos ortopedistas de seus quadros em setembro de 2013. O único médico da área contratado pela unidade dedica cerca 30% da carga horária semanal para as cirurgias eletivas.


Alunos de Juazeiro do Norte apresentarão hoje projeto no “Caldeirão do Hulk”

Alunos do IFCE, campus Juazeiro do Norte, participarão do programa “Caldeirão do Hulk” da TV Globo na tarde deste sábado (22). Eles participarão do quadro “Jovens Inventores” apresentando o projeto “Água Renovada” em que demonstram que é viável o reuso da água.

O projeto consiste na construção de um destilador rústico, de baixo custo, que purifica a água. Esse sistema foi desenvolvido pelos estudantes do ensino médio Larissa Brenda, Júnior Nicácio e Laleska de Oliveira, sob a orientação de Ricardo Fonseca. “Para um estado como nosso, que enfrenta períodos de seca, a relevância é muito grande”, afirma Ricardo.

Segundo Larissa, o projeto é resultado de uma preocupação com a seca e a vontade de fazer algo pelas pessoas que sofrem com a falta de água. “A seca já chegou a atingir mais de 90% dos municípios cearenses. Em algumas cidades o litro de água custou mais que um litro de gasolina. Encontramos uma forma de amenizar a situação sem gastar muito”, acrescenta.


Ministério Público denuncia novo "escândalo das vassouras" em Juazeiro do Norte

O Ministério Público da Comarca de Juazeiro do Norte denunciou na tarde desta sexta-feira (21) um novo "Escândalo das Vassouras" através de uma Ação de Improbidade Administrativa ajuizada na última terça-feira (18) para apurar irregularidades na gestão do ex-presidente da Câmara Municipal no período de 2009 a 2012, José Duarte Pereira Junior, conhecido como 'Zé de Amélia'.
Segundo a ação, subscrita pelos Promotores de Justiça Lucas Felipe Azevedo de Brito e José Silderlandio do Nascimento, 'Zé de Amélia' e outras 27 pessoas, incluindo fornecedores e integrantes da Comissão de Licitação, são suspeitos de participar de um esquema fraudulento na montagem e direcionamento de licitações,fracionamento de despesas, expedição de notas fiscais frias, superfaturamento, relacionados à aquisição de material de consumo, serviços de publicidade, locação de veículos, serviço de consultoria, assessoria jurídica, além de irregularidades relacionadas ao IRRF.
A Redação Web do Diário do Nordeste tentou entrar em contato com o vereador, mas o telefone celular dele estava desligado.
Segundo o MP, este novo “Escândalo das Vassouras”, que representa o exagero na aquisição destas mercadorias, bem como de outros materiais de consumo, foi maior do que o da gestão posterior à de José Duarte, mas que ganhou repercussão antes deste.
Na gestão de Antônio Alves de Almeida, conhecido como “Antonio de Lunga”, o exagero alcançou uma quantia de R$ 63.000,00 com material de consumo, sendo supostamente adquiridas 4.200 vassouras. Já na gestão de José Duarte Perreira Junior, nos anos de 2009 e 2010, foram aproximadamente R$ 1.500.000,00 com material de consumo, dentre eles, a suposta aquisição de aproximadamente 12.016 vassouras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário