sábado, 29 de março de 2014



Saúde do Crato intensifica aplicação da Vitamina A nas crianças
O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Suplementação da Vitamina A, continua intensificando o uso e atualização da Vitamina A no cartão de vacinação da criança nas escolas. A Secretaria de Saúde do Crato, através da coordenação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição vem realizando a aplicação da vitamina, bem como, dando informações acerca do uso nas escolas do município.
 Segundo a coordenadora da Política Nacional de Alimentação e Nutrição no Crato, Nayanne Maia, apesar dos esforços contínuos a equipe pode observar que as crianças cratenses ainda não estão realizando o uso correto da vitamina A.
“O correto é que deveriam usar 8 doses no total e infelizmente estamos analisando que as crianças que já vão completar 5 anos  de idade ainda estão fazendo uso da segunda dose e infelizmente essas crianças não vão conseguir fazer o retroativo das vitaminas”, diz Nayanne Maia.  
A enfermeira Nayanne enfatiza que é preciso mais atenção por parte dos pais, pois o objetivo primordial da Vitamina A é erradicar a deficiência nutricional reduzindo em 23% a mortalidade infantil e em 40% a mortalidade materna e gravidade das infecções, como a diarréia, sem contar que  mantém a saúde da visão e dos olhos e é de fundamental para o crescimento e desenvolvimento da criança.
A Secretaria de Saúde do Crato fará uma busca ativa nas escolas no intuito de intensificar ainda mais o uso da Vitamina A.
O público alvo dessa suplementação é formado de crianças de seis a cinquenta e nove meses de idade e mulheres no pós-parto imediato (antes da alta hospitalar), residentes em regiões consideradas de risco. A  região Nordeste é considerada área de risco.
A secretária de Saúde do Crato Aline Franca alerta que não se pode esquecer que o uso da Vitamina A é pra ser realizado de 6 em 6 meses. Pais ou responsáveis sempre que for fazer uso dessa vitamina é importante levar o cartão de vacina para fazer registro da administração.

 Servidores municipais se informam sobre como participar do programa Minha Casa Minha Vida em Crato
A equipe social da Secretaria da Cidade, responsável pelo Programa Minha Casa, Minha Vida realizou na tarde de ontem, 27, reunião com os servidores públicos municipais do Crato.
  O encontro aconteceu na Quadra Bicentenário e contou com a presença de servidores e do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos  Municipais do Crato, Junior Matos.
.A assistente social e coordenadora do programa Luciana Vieira fez a abertura da reunião apresentando os principais critérios exigidos para que o servidor possa ser cadastrado no programa.
 Os critérios principais são ter renda familiar mensal de até R$ 1,600,00, prioridades para os idosos e deficientes, residir em áreas de risco ou ter sido desabrigado, famílias onde a mulher é a responsável pela unidade familiar, mais de uma família morando em uma mesma casa e  famílias com até 6 membros.
Um dos pontos mais discutidos foi a emenda da lei orgânica Municipal Nº 27/2013, que estipula  20% da casas construídas em programas de moradias pelo município devem ser destinadas aos servidores públicos que estiverem dentro dos critérios nacionais e municipais do programa.
 Durante o encontro, vários duvidas foram tiradas pela equipe social da secretaria, inclusive a agenda de cadastramento dos interessados no programa Minha Casa, Minha Vida, quando a assistente social, Francirleia Mendes confirmou que o início do  cadastro está previsto para o início do próximo mês de abril, quando todos os interessados poderão realizar o cadastro e assim realizar sonho da casa própria.
O programa Minha Casa, Minha Vida conta com a parceria do Governo Federal, Governo Estadual e Governo Municipal,  com financiamento  da Caixa Econômica Federal,  e terá  inicialmente três empreendimentos na cidade do Crato, dois no Bairro Barro Branco  e um na Vila Lobo.

Trocaria no Gesso visa contribuir com a organização politica da Comunidade
 Organização, arte, literatura e qualidade de vida são questões levantadas na Trocaria que vem sendo realizada desde agosto do ano passado, na Comunidade do Gesso, em Crato. Neste mês de março, o evento será realizado no próximo domingo, 30, a partir das 15 horas.
A intenção da ação é contribuir com o processo de organização politica da comunidade. De acordo com o professor Alexandre Lucas, idealizador da Trocaria, o objetivo é fazer com que a comunidade se veja capaz de criar soluções para os seus problemas sociais. Ele destaca que é importante que os moradores protagonizem a sua história.
A Trocaria que é realizada uma vez por mês,  consiste na troca e empréstimos de livros, trocas e vendas de roupas. Moradores da comunidade podem adquirir uma peça de roupa por R$ 1.00, além de poder participar de atividades recreativas, contação de histórias, apresentações artísticas, serviços de aplicação de flúor, aferição de pressão, e da  tradicional roda de poesia que conta com os poetas da Academia dos Cordelistas do Crato.
O projeto conta com a parceria da Prefeitura do Crato, através das secretarias municipais de Serviços Públicos, Esporte, Saúde, do Trabalho e Desenvolvimento Social, e Coordenadoria de Políticas Públicas para Juventude, além de outras instituições da região.

Governo cratense intensifica espetáculos no Dia Mundial do Teatro e do Circo
A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Cultura, se reuniu com a população no Teatro Municipal Salviano Arraes na manhã de ontem, 27,  data onde se comemora o Dia Mundial do Teatro e do Circo, para tratar de cultura. A roda de conversa contou com a presença da gestora da pasta Dane de Jade.
A Secretaria de Cultura realiza o evento multicultural “Março em Ação – Arte em Movimento”. Este, que conta com o apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste e do Cariri Garden Shopping, está no seu sexto dia, sendo encerrado no próximo domingo (30), às 19h30, no Teatro Municipal Salviano Arraes com o espetáculo IDENTIDADE (Núcleo Vinicius Piedade e Cia. São Paulo – SP).
Os espetáculos teatrais, esquetes, oficinas, performances e apresentações de dança e circo se distribuem entre o centro da cidade e alguns distritos, tendo excepcionalmente apresentações do Cariri Garden Shopping. Todas as apresentações são gratuitas.

Governo cratense discute ações para a erradicação do trabalho infantil no município
Membros das secretarias municipais do Trabalho e Desenvolvimento Social e da Educação reuniram-se na tarde da última quinta-feira, 27/03, na sala dos conselhos da sede da assistência social, para debater a construção do plano de ação intersetorial de prevenção e erradicação do trabalho infantil no município do Crato.
Em um primeiro momento, as pastas realizarão no dia 30 de abril, das 8h às 12h, no auditório da OAB-CE, Subsecção Crato, um seminário onde serão apresentadas as políticas de assistência social, educação e saúde.
Após o seminário, será feito um diagnóstico do trabalho infantil na cidade, e em seguida será realizada a busca ativa e a inserção das crianças que sofrem o trabalho infantil nos serviços da rede de educação e de assistência social.
O encontro contou com a presença da gestora da pasta da assistência social no município do Crato, Elisangela Rodrigues.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário