terça-feira, 18 de março de 2014

Secretaria de Meio Ambiente do Crato realiza Semana da Água e da Arvore com vasta programação

A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano – SEMAC, do município do Crato realiza no período de 20 a 22 de março a Semana da Água e da Árvore – Edição 2014, que terá como temática: “Vamos colher um futuro verde?”
O evento tem o objetivo de sensibilizar a população para o uso racional da água no semiárido e o fomento de novas tecnologias sociais com foco na agricultura familiar.
Com uma vasta programação, a semana contará com debates, palestras, mesa redonda, atrações culturais, além de exposição de trabalhos desenvolvidos pelas escolas públicas municipais. Na ocasião, os alunos do Colégio Estadual Wilson Gonçalves estrão realizando plantio de mudas no Parque de Exposição do Crato.
A abertura oficial acontecerá dia 20, às 8h, no Teatro Municipal Salviano Arraes, com a apresentação dos Irmãos Aniceto. O evento estará comemorando ainda os 75 anos de inauguração do serviço de abastecimento d’agua do Crato e os 51 anos de fundação da SAAEC.

PROGRAMAÇÃO

Dia 20 – Quinta: USO RACIONAL DA ÁGUA NA CIDADE E NO CAMPO.

08h00min
Abertura Oficial
Apresentação Cultural: Irmãos Aniceto
Apresentação do Projeto Uso da água na cidade do Crato.
Palestrante: Francisco Willian Brito Bezerra – ICMBIO/FLONA ARARIPE

09h00min
Exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas publicas municipais.
Local: Teatro Municipal Salviano Arraes

09h00min
Mesa redonda com alunos do Curso de Agronomia - UFCA
Palestrante: Paulo Campos–Especialista em Permacultura
Local: Parque Estadual Sítio Fundão
13h30min
Palestra: Coleta Seletiva: Os olhares
Palestrante: Vanda Lucia Roseno Batista – Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional
Local: Auditório do EEEP Mª Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau

15h30min
Palestra: 75 anos de Inauguração do serviço de abastecimento d’agua do Crato pelo Prefeito Alexandre Arrais e 51 anos da Fundação da SAAEC.
Palestrante: Humberto Cabral

Palestrante: Jose Oliveira de Almeida - SAAEC
Local: Auditório do EEEP Mª Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau

Dia 21 – Sexta: TECNOLOGIA SOCIAL PARA CONVIVÊNCIA NO SEMIÁRIDO

06h30min
Café Agroecológico na Feira da ACB
Local: Rua dos Cariris

09h00min
Mesa Redonda: Tecnologia social para convivência no semiárido.
Palestrante: Rodrigo Castro - Secretário Executivo Associação Caatinga
Palestrante: José Arthur (Zé Arthur)
Palestrante: Francisco de Assis Batista – ACB
Palestrante: Romão França – Coordenador Regional do AGROPOLOS Ceara – Unidade Cariri
Local: Auditório do EEEP Mª Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau

09h00min
Exposição do Projeto microalgas como ferramenta de monitoramento do Rio Batateira.
Elaine Cristina Conceição – Mestre em Bioprospecção Molecular
Local: Parque Estadual Sítio Fundão
14h00min
Palestra: Uso sustentável da Água
Palestrante: Hilton Cruz – Mestre em Fertilidade do Solo.
Local: Auditório do EEEP Mª Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau

15h30min
Plantio de mudas pelos alunos do Colégio Estadual Wilson Gonçalves no Parque de Exposição do Crato

Dia 22 – Sábado: SOCIOBIODIVERSIDADE, AGROECOLOGIAE PERMACULTURA

10h00min
Palestra: Permacultura
Palestrante: Manoel Leandro
Local:  Sindicato dos Trabalhadores Rurais

11h00min
Palestra: Uso de Agrotóxicos
Palestrante: Carlos Diógenes Lucena Fernandes -Eng. Agrônomo / ADAGRI
Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais


Programa “Água Para Todos” beneficiará 188 famílias em Crato

O prefeito do Crato Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, recebeu na manhã do último sábado, 15,  o Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Nelson Martins que esteve no município, através da secretaria de desenvolvimento agrário do Governo do Estado, assinando ordem de serviço de implantação de três cisternas de abastecimento d`água, no âmbito do programa Água Para Todos.
A obra, que terá início imediato, é um investimento de R$ 572.249,17 (Quinhentos e setenta e dois mil, duzentos e quarenta e nove reais e dezessete centavos), que irá contemplar as comunidades de 10 de Abril, Barreiras, Urucum, Campo Alegre e Cajazeiras, beneficiando 188 famílias da zona rural do Crato.
A solenidade aconteceu no gabinete da prefeitura, e contou ainda com a presença do secretario de agricultura do município Enrile Pinheiro Telles, com a coordenação Estadual do programa Água Para Todos, com representantes da EMATERCE, com membros do sindicato dos trabalhadores rurais do Crato, secretários municipais, o deputado Sineval Roque, representando a Assembleia Legislativa, vereadores, imprensa e representantes das comunidades beneficiadas. 
Na ocasião, o presidente da associação do assentamento 10 de Abril, Roberto Tomaz de Aquino, ressaltou a importância da conquista para a zona rural que irá proporcionar melhores oportunidades e qualidade de vida para as comunidades.
As obras do novo sistema de abastecimento serão executadas pelo Programa Água Para Todos, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, e foi concebido pelo Governo Federal a partir da necessidade de se universalizar o acesso e uso de água para populações carentes, residentes em comunidades rurais não atendidas por este serviço público essencial, atendidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que recebam abastecimento difuso.
O gestor municipal Ronaldo, agradeceu a presença do secretário Nelson Martins e ressaltou o empenho do governo do Estado através dos projetos que vem beneficiando o Crato e a comunidade rural do município.
O secretário Nelson Martin ressaltou a satisfação na liberação da ordem de serviço e destacou que esse é o ano internacional da agricultura familiar e falou da importância do trabalho em parceria município, governo estadual e federal, além dos movimentos sociais. “Através da união de governos será possível realizar, com êxito, os programas de melhoramento da vida dos cidadãos”, afirmou o secretario.   
Secretaria de Saúde do Crato promove manhã de cuidados para as mulheres

Nesta terça-feira pela manhã, 18 na Secretaria de Saúde do Crato será realizado o evento “Cuidando das Cuidadoras” em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.
De acordo com a secretária de Saúde Aline Franca será um momento em que as colaboradoras do setor da Saúde da Prefeitura do Crato serão agraciadas com serviços, atenção e carinho.
Segundo a coordenadora da Mobilização Social Iracema Mariano será uma manhã repleta de serviços.
O inicio será com a recepção e acolhimento da Banda de Música Municipal, em seguida será servido um café com  cardápio exclusivo de ingredientes saudáveis, dando continuidade serão disponibilizados serviços pelos parceiros Senac e Sesc.
O Senac oferecendo limpeza de pele e maquiagem e o Sesc com uma tenda da saúde onde as colaboradoras participarão de jogos lúdicos com informações acerca da saúde da mulher, massoterapeuta da empresa Viver Bem proporcionando momentos de relax com massagens.
Ainda na ocasião será exibido o documentário “Muito além do peso” que aborda a temática da alimentação saudável. Tema esse que será debatido por nutricionistas, já se antecipando as comemorações do dia da Nutrição comemorado em 31 de março.

Vacinação contra o HPV está sendo realizada em Escolas do Crato

A Prefeitura do Crato por meio da Secretaria de Saúde com a Coordenação de Imunização iniciou na segunda-feira, dia 10 de março a Campanha do Ministério da Saúde contra o HPV. 
A campanha foi lançada oficialmente no Crato no Colégio Municipal Pedro Felício. A vacina está disponibilizada em escolas municipais, estaduais e particulares e nos postos de saúde para meninas de 11 a 13 anos.
Sexualmente transmissível, o HPV pode provocar lesões genitais  e é a principal causa do câncer do colo de útero - o terceiro tipo de tumor maligno mais frequente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de mama e de cólon e reto. A razão para imunizar uma população tão jovem é que a eficácia é maior quando o contato com o vírus ainda não aconteceu, ou seja, antes do início da vida sexual.
A meta da campanha no município é vacinar 3.542 meninas na idade de 11 a 13 anos.
A coordenadora da Imunização do Crato, Tereza Cristina Brito está organizando dados percentuais da campanha e ressalta que as escolas estão sendo atendidas pelas equipes da Estratégia de Saúde
As equipes já estiveram no Colégio Municipal, Colégio Objetivo, Colégio Pequeno Príncipe, e hoje, terça-feira, 18, as equipes visitarão a  Escola Dom Quintino, no Bairro São Francisco, nos turnos manhã e tarde.
O esquema das vacinas será composto de três doses com intervalo de 6 meses da primeira para a segunda e 5 anos da primeira para terceira dose. O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), em 2014, amplia o calendário nacional de vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra o Papilomavírus Humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS).
 No Crato, as vacinas serão disponibilizadas nas escolas e unidades de saúde até o dia 10 de abril, depois desta data apenas nos postos de saúde.

Vigilância Sanitária realiza trabalho de orientação e controle na Festa de São José

A Secretaria de Saúde do Crato por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária Ambiental promoveu na semana passada um trabalho de orientação, inspeção e controle em todas as barracas da festa de São José no bairro Seminário.
Sob a coordenação de Kênia Figueiredo e Dhiones Gomes a equipe da VISA disponibilizou orientações higiênicos e sanitárias,  realizou a entrega de kits sanitários, bem como, orientou o direcionamento de caráter ambiental  para todos  os comerciantes nas barracas da festa de São José.
O trabalho da Vigilância foi desenvolvido nos últimos dias 13 e 14 de março quinta e sexta-feira da semana passada. No primeiro dia foram inspecionadas 79 barracas que receberam kits e orientações e no segundo dia foram 88. Com a participação ativa das Inspetoras Darquiana Moreira e Sammila Fernandes das tecnólogas Humbelina Neta, Winnie Vanessa e Ana Letícia Lima e a enfermeira Arlene Sampaio.
As ações da Secretaria de Saúde do Crato por meio da Vigilância Sanitária procuram promover e proteger a saúde da população, com ações adequadas para eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e interferir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Crato lança Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte- PPCAAM

O Governo do Crato através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), realizou na manhã da última quinta-feira, 13, no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, o lançamento para a implantação do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) no município.
O programa surgiu para integrar uma política nacional de redução da violência letal, objetivando complementar e fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos no atendimento a crianças e adolescentes ameaçados de morte. Foi criado em 2007, e instituído no Ceará através do Decreto Federal nº 31.190, de 15 de abril de 2013.
Na ocasião, o coordenador geral do programa no Ceará, Higor Cataldo, apresentou o projeto, algumas questões relacionadas aos trâmites para adesão dos municípios e falou sobre os órgãos do poder judiciário que são utilizados como porta de entrada para solicitar a inclusão de casos no programa, entre eles, Conselho Tutelar e Defensoria Pública.
A coordenadora da Proteção Básica, Andressa Nunes, no ato representando Elizangela Rodrigues, gestora da SMTDS, ressaltou que o programa será muito importante para o Crato, pois trata-se de um serviço de inteligência que possui uma equipe que faz  estudo de caso em determinadas situações, e onde o município precise deslocar uma criança ou adolescente que está sendo ameaçado de morte. “Através deste programa, a gente consegue viabilizar esse deslocamento de forma extremamente sigilosa e segura”, afirmou.
O PPCAAM é uma parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (SEJUS) e a Frente de Assistência à Criança Carente (FACC).

Crato participa de encontro regional do Conselho Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social

O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), realizou nos dias 13 e 14 de março, o Encontro Regional do CONGEMAS na região Nordeste, em Ilhéus, na Bahia. Na ocasião, a Prefeitura do Crato participou do evento através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS).
O objetivo do encontro foi avaliar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a gestão compartilhada, a articulação federativa e as responsabilidades da União, dos Estados e Municípios na oferta dos serviços socioassistenciais à população. 
Representando o governo cratense, a gestora e a secretária adjunta da SMTDS, Elizangela Rodrigues e Ana Lucia Gomes, respectivamente, estão trazendo vários benefícios para colocar em articulação, e serem executados para uma melhoria na assistência social nas áreas rural e urbana do nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário