sábado, 28 de junho de 2014


Dilma sanciona Lei da Palmada e veta obrigação de servidor relatar violência

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta sexta-feira (27) o projeto que cria a Lei da Palmada, que pune castigos que resultem em sofrimento físico a crianças. A decisão foi publicada na edição desta sexta do "Diário Oficial da União".
Ela vetou, contudo, trecho que estabelece que profissionais de saúde, de assistência social ou de educação, além de qualquer pessoas que exerça cargo público, devem reportar às autoridades casos "de que tenha conhecimento envolvendo suspeita ou confirmação de castigo físico, tratamento cruel ou degradante ou maus tratos contra criança ou adolescente", sob pena de ser multado com o pagamento de três a 20 salários mínimos, "aplicando-se o dobro em caso de reincidência".
Na mensagem ao Congresso, Dilma justifica o veto afirmando que ampliar o rol de profissionais que têm esse dever "acabaria por obrigar profissionais sem habilitações específicas e cujas atribuições não guardariam qualquer relação com a temática".
Segundo a presidente, a previsão de multa também contraria dispositivos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
O texto sancionado determina que as crianças sejam educadas sem o uso de castigo físico ou "tratamento cruel ou degradante, como forma de correção, disciplina ou educação"

Caso do atirador de elite no Itaquerão foi esclarecido, diz ministro

O ministro Aldo Rebelo, disse nesta sexta-feira (27) que o caso de um homem que quase foi morto por um atirador de elite no estádio do Itaquerão no dia da abertura da Copa do Mundo já foi esclarecido. O chefe da pasta de Esporte confirmou o caso, mas não deu mais detalhes sobre a operação.
Um homem quase foi morto por se aproximar armado da tribuna onde estava a presidente Dilma Rousseff no jogo de abertura do mundial, dia 12 de junho, em São Paulo..
Rebelo não quis entrar em detalhes do caso, que, segundo ele, já havia sido esclarecido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
O episódio abriu uma crise entre as polícias Civil e Militar, que apresentaram versões diferentes para explicar a presença do agente no local.
O caso está sendo investigado e resultou num reforço dos protocolos de segurança para os jogos seguintes.


Lei obriga que filmes nacionais sejam exibidos mensalmente em escolas


As escolas de todo o país são obrigadas aexibir filmes de produção nacional, no mínimo, duas horas por mês. A medida foi publicada nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial da União.

Assinada pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro da Educação, José Henrique Paim a lei modifica o texto das diretrizes básicas da educação do país, para incluir a exibição dos filmes nacionais como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica das escolas.

A Lei 9.394, que estabele as diretrizes e bases da educação do país, já prevê, entre outros pontos que a música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular, assim como o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais. A lei ainda estabelece como obrigatório, o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário