quinta-feira, 19 de junho de 2014


Mirian Sobreira defende a retomada do Programa de Habitação para agricultores
 
Durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (18/06), a deputada Mirian Sobreira (Pros) questionou o decreto da presidente Dilma que limitou o programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) a quilombolas, indígenas, pescadores e assentados do Incra. A meta do programa entre 2011 e 2014 é construir 60 mil casas no campo. “Essas casas evitam o êxodo rural e dão condições dignas de moradias, o programa trouxe esperança ao agricultor que agora fica de fora”, frisou.

Temos um déficit de habitação rural de quase 100 mil unidades segundo a parlamentar. Mirian Sobreira anunciou que seis mil projetos estavam encaminhados junto a Caixa Econômica Federal (CEF), mais de três mil só na região do Cariri. “Eu estive na superintendência da Caixa em Juazeiro do Norte para saber por que os projetos ainda não foram encaminhados e soubemos do decreto da presidente que não permite ao nosso pequeno agricultor conseguir a sua casa”, afirmou.

A deputada anunciou que dos seis mil projetos cearenses apresentados a CEF apenas 300 atendem as exigências do decreto. “O PNHR criou muita expectativa no homem do campo, principalmente agora com essa estiagem. Esperança que está desaparecendo. Temos muitas famílias sob o mesmo teto, filhos que casam e continuam na casa dos pais por que não tem moradia digna”, criticou.

A parlamentar solicitou apoio da Casa e afirmou que vai pedir apoio em Brasília para que o decreto seja revogado. “Espero apoio desta Casa, estou fazendo um requerimento para que a bancada cearense se una neste caso. Não podemos prejudicar o Ceará”, ressaltou.

A deputada ainda citou a importância da Copa do Mundo no Brasil e da festa em Fortaleza e se solidarizou com a presidente Dilma. “A manifestação contrária a Dilma não vai nos enfraquecer, não precisamos da imagem de um povo mal educado e precisamos é de mais mulheres na política. Isso não enfraquece nossa luta”, disse ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário