quinta-feira, 31 de julho de 2014

Autoridade em genética das abelhas na América do Sul profere palestra em Crato

 Realizada na tarde de ontem, 30, no Centro de Convenções do Cariri, em Crato, palestra com o pesquisador argentino, Osvaldo Attela, geneticista especialista em Apicultura. Ele veio à Região, por meio da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município do Crato. O evento teve a presença  de mais de cem participantes, entre apicultores, estudantes e pesquisadores da região, para tratar do assunto relacionado à genética das abelhas.
 A palestra contou com representantes da secretaria. O Crato, atualmente se destaca na produção de mel, chegando a exportar o produto, considerado de alta qualidade, para o sul, sudeste e vários países, inclusive da Europa. O evento esteve ligado ao Curso de Agronomia da Universidade Federal, através do Centro de Ciências Agrárias da Biodiversidade.
 O pesquisador, durante a palestra, apresentou um estudo de DNA mitocondrial, realizado com abelhas de regiões distintas da Argentina em parceria com a Universidade de Mursia, Espanha, com a finalidade de melhoramento genético, convidado pela empresa Matrunita da Amazônia. Atella tem desenvolvido trabalhos no Brasil relacionados a genética das abelhas africanizadas no Nordeste. O Professor argentino é considerado uma das maiores autoridades sobre o tema na América do Sul.

 Seminário debate Programa de Educação Ambiental para o Cinturão das Águas, em Crato

 O Cinturão das Águas do Ceará volta a ser assunto de debates em Crato, dessa vez no que diz respeito principalmente ao início das atividades relacionadas ao Programa de Educação Ambiental. O tema foi abordado na manhã de ontem, durante primeiro seminário realizado no município, com a presença de técnicos em várias áreas correlacionadas.
Dentre os pontos abordados estiveram a estocagem das águas e a garantia de preservação das reservas do acumulado, com reposição por meio do canal, além da educação ambiental, aspectos arqueológicos e paleontológicos da área que atravessa o Cinturão das Águas, com destaque para os subtrechos 13 e 14, principalmente dentro do território do Município. O evento contou com técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado.

O Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano, Hildo Júnior, destacou a importância do debate relacionado à temática da educação. O trabalho será desenvolvido por meio da empresa Engesoft em parceria com as prefeituras e fará todo o percurso do canal. A proposta foi mostrar a estrutura de como o trabalho vai ocorrer, dentro do enfoque da educação ambiental.
Para acompanhar o processo, participaram do evento os técnicos do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. Hildo Júnior disse ainda que o Município é impactado pela obra do Cinturão das Águas e o evento possibilitou também o esclarecimento de dúvidas relacionadas principalmente a como vai ficar o espaço urbano com a obra, a divisão dos bairros, as faixas de domínio, entre outras questões.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário