quarta-feira, 30 de julho de 2014









Donizete Arruda
Jornalista Donizete Arruda. (Foto: Agência Miséria)
Raimundão resolve ter bom senso

Sem saber o que fazer com os dois filhos que sonharam entrar na política, o prefeito Raimundão reuniu, na manhã desta segunda-feira (28), os vereadores de sua base aliada para convidá-los à uma reunião em sua casa, no próximo dia 31 de julho, às 18 horas, quando oficializará a definição sobre as candidaturas de Davi e Mauro Macedo. Explicou que ainda não decidiu se Davi concorrerá à Assembleia sozinho ou se será apenas Maurinho o candidato à Câmara Federal. Ou mesmo se os dois irão enfrentar as urnas ou se nenhum dos dois filhos será candidato. A decisão final só sairá na quinta-feira. A tendência, hoje, é não candidatar nem Davi nem Maurinho. E apoiar a candidatura do deputado federal Mário Feitoza.

Maurinho desafia próprio pai

Na contramão do pai e prefeito Raimundão, que pediu um tempo para decidir, o filho mais velho, Maurinho, saiu às ruas, à caça de votos. A motivação veio depois de ser alçado aos ombros de alguns correligionários na recepção ao candidato ao Governo do Ceará, Eunício Oliveira, no final de semana passado, no Aeroporto Orlando Bezerra. Na ocasião, Maurinho teve seu nome gritado aos quatro ventos como candidato a deputado federal. Essa movimentação o animou, tanto que organizou sua primeira caminhada da campanha para esta semana. Ao enfrentar Raimundão, Maurinho gerou confusão e desconforto dentro de sua família. Nas cidades vizinhas, que esperam a definição de Raimundão, ninguém entendeu nada. Já existe até quem especule que Maurinho possa sair candidato, independente do aval do próprio pai. Enquanto, a definição sobre os candidatos de Raimundão não sai, seus aliados na região demonstram impaciência.

Descarrilhou o trem de Maurinho

A decisão do juiz da 1ª Vara Cível, Acelino Jácome Carvalho, determinando a exoneração de todos os servidores nomeados, contratados ou designados no âmbito da Prefeitura Municipal que sejam cônjuges, companheiros ou parentes de até terceiro grau do prefeito Raimundão, do vice-prefeito Luiz Ivan Bezerra, dos secretários municipais e vereadores, provocou um tsunami político em Juazeiro do Norte. De cara, o mais atingido foi o todo poderoso Mauro Macedo. A medida impõe a demissão de sua mulher, a secretaria de Desenvolvimento Social, Roberta Sampaio, da sua sogra, de um cunhado e de duas tias de sua esposa. Mas, há dezenas de outros casos de protegidos que perderão a boquinha na prefeitura devido a uma ação pública ajuizada pelos promotores de Justiça Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, Breno Rangel Nunes da Costa e José Silderlândio do Nascimento.

O novo caminho de Salviano

Após uma caminhada pelas ruas de Barbalha, o senador Eunício Oliveira e o candidato Tasso Jereissati se reuniram com o deputado federal Manoel Salviano. Na pauta, a adesão dele às candidaturas do PMDB e do PSDB ao Governo e ao Senado. A mudança de palanque de Camilo para Eunício ocorreu em um restaurante da cidade e foi surpreendente. Além de fechar o apoio à dobradinha Eunício-Tasso, Salviano acabou retirando a candidatura do seu filho, Samuel Salviano, a deputado federal. O pedido, feito por Tasso Jereissati, queria os votos de Salviano para a reeleição do deputado federal Raimundo Gomes de Matos. Na retaguarda dessa articulação, esteve, a todo instante, o ex-prefeito de Barbalha, Rommel Feijó, e o ex-candidato a prefeito do Município, Argemiro Sampaio.

Estripolias sem fim de Zé Leite

O prefeito de Barbalha, Zé Leite, é praticante confesso da lei da impunidade. Não há outra justificativa para tantas ilegalidades em sua administração sem que ele jamais tenha vindo a público se defender, se desculpar ou corrigir eventuais falhas em seu Governo. Esta semana, o Jornal do Cariri traz outro escândalo envolvendo Zé Leite: a compra de um partido por um suposto fornecedor da Prefeitura para assegurar a sua reeleição. Não é uma denúncia solta. Mas gravações do ex-chefe de gabinete de Zé Leite, confirmando tudo. Novamente, o prefeito de Barbalha silencia. E fica a pergunta: o Ministério Público Estadual ficará assistindo, sem agir com rigor à todas essas irregularidades tais como as aprovações suspeitas no último concurso público? É pouco provável.

Regalias de um presidente

Depois de incentivar o filho a fazer o concurso da Prefeitura de Barbalha para vigia noturno e ter alcançado êxito em sua manobra, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Daniel de Sá Barreto, aprontou novamente. E, dessa vez, exagerou na dose. Daniel, que é professor da rede municipal, continua recebendo salário como se estivesse dando aulas, mesmo estando afastado da função. Ele tem três contracheques: recebe como professor, vereador e presidente da Câmara . Realmente, por aí, se explica tanta fidelidade ao prefeito Zé Leite.

Disse me disse

Manoel Salviano irá transferir todos seus colégios para Raimundo Matos, à exceção de Juazeiro do Norte.

Em Juazeiro, Salviano irá pedir votos para a reeleição de Arnon Bezerra. Os dois já estiveram juntos em muitas eleições.

Porém, não é o fim da carreira política de Salviano. Ele pretende disputar a sucessão do prefeito Raimundão em 2016.

Prefeito de Milagres, Helosmann Sampaio, não irá mais apoiar a reeleição do deputado federal Genecias Noronha, do Solidariedade.

Camilo Santana confiando toda a sua campanha em Juazeiro à força e prestígio do ex-prefeito Manoel Santana.

Vereador Normando Sóracles (PSL) denuncia a existência de baratas em postos de saúde de Juazeiro. Também, nos consultórios odontológicos.

O caos está instalado na Saúde de Juazeiro. É preciso que o prefeito Raimundão dê um choque de gestão no setor e com urgência.

Desculpe a ignorância, Maurinho vai ter juízo e seguir a vontade do prefeito Raimundão?

Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário