quarta-feira, 23 de julho de 2014

Programação religiosa e artística marca aniversário de 103 anos de Juazeiro


Com programação diversificada, Juazeiro do Norte comemorou ontem seus 103 anos de emancipação política. Os festejos foram iniciados na última sexta-feira, com celebração eucarística na Basílica de Nossa Senhora das Dores, no Centro da cidade, e a entrega do novo uniforme escolar para cerca de 35 mil alunos da rede publica municipal.
No sábado, foi inaugurado o Centro de Infectologia de Juazeiro do Norte e a Unidade Básica de Saúde do bairro Timbaúbas, além da abertura da 2ª etapa do Campeonato Regional de Skate, no Parque Ecológico das Timbaúbas.
No domingo, a programação oficial contou com missa em homenagem aos 80 anos da morte do padre Cícero Romão Batista, patriarca do município, e exposição de xilogravuras com o tema Beata Maria de Araújo no salão do Memorial Padre Cícero.
Também foi realizado o 2º Circuito 22 de Julho de Ciclismo, reunindo 110 atletas de diferentes regiões do país. O município realizou, ainda, a inauguração da Cozinha Comunitária do bairro Vila Nova e, por volta das 17h30, houve disputa do troféu radialista Francisco de Assis Silva, o popular "Foguinho", falecido recentemente, com participação das equipes de futebol locais Icasa e Guarani, com portões abertos no estádio Romeirão.
Os festejos prosseguiram durante o início da semana com a encenação da peça "A Serva", do teatrólogo Gean Nogueira, que conta a história da beata Maria de Araújo, personagem do suposto milagre da hóstia, decorrido em maio de 1889. A encenação ocorreu na Praça Padre Cícero, por volta das 19h da última segunda-feira e repetiu-se na noite de ontem.
Na data do aniversário do município, logo cedo, foi realizada a 11ª edição da Corrida Cidade de Juazeiro, com cerca de 250 atletas. Pouco após às 10h, foi inaugurada a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital e Maternidade São Lucas.
À tarde, por volta das 16h, foi promovido um Festival de Fanfarras, com apoio da Secretaria de Cultura e Romaria do município. O local escolhido para as apresentações foi a Av. Aílton Gomes, que concentrou bom número de espectadores. Mais tarde, por volta de 18h, foi entregue oficialmente o trecho duplicado da Av. Virgílio Távora, entre o aeroporto Orlando Bezerra e a Av. Manoel Coelho. Conforme o prefeito de Juazeiro, Raimundo Macêdo, a duplicação da via deverá se estender até a entrada para o Conjunto Habitacional Tenente Coelho, do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Espetáculo
A festa em torno dos 103 anos de emancipação do município foi encerrada com show do cantor Amado Batista, no Parque de Eventos Padre Cícero. O público, estimado em 20 mil pessoas, pôde conferir, também, um espetáculo pirotécnico.
Hoje, o município comemora os 100 anos da comarca de Juazeiro do Norte com apresentação de grupos de tradição em fanfarra e quadrilha junina. Os grupos irão concentrar-se na Praça da Prefeitura, a partir das 16h, de onde seguirão à Praça Padre Cícero, onde a Quadrilha Junina do Gil fará apresentação. A quadrilha é formada por personagens que narram a sedição de Juazeiro, vivida em 1914.
Às 19h, historiadores participarão de debate em torno da Beata Maria de Araújo no auditório do Memorial Padre Cicero, encerrando as comemorações do município.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário