terça-feira, 30 de setembro de 2014

Bancários param agências em todo País nesta terça-feira

Anderson Pires
jornalismo@cearanews7.com.br
Compartilhar no Facebook  Compartilhar isto em Twitter Enviar por e-mail





Os bancários do Ceará, reunidos em assembleia de caráter organizativo, na noite desta segunda-feira, 29/9, ratificaram a deliberação por greve por tempo indeterminado a partir das 00h00 de terça-feira, dia 30/9. Os bancários presentes à assembleia rejeitaram a nova proposta da Fenaban – que previa reajuste de 7,35% em todas as verbas e 8% sobre o piso.

Uma nova assembléia será realizada na próxima quinta-feira, 2/10, às 17 horas, na sede do Banco Central, em Fortaleza, logo após uma manifestação em defesa de um BC independente do mercado financeiro e para protestar contra as proposta de independência do BC e defender o fortalecimento do papel dos bancos públicos.

O presidente do Sindicato, Carlos Eduardo Bezerra, convocou os bancários à fortalecer a greve. “É a hora de mostrarmos a nossa força e construirmos um movimento forte para garantir nossas conquistas. Os banqueiros só entendem a linguagem da pressão, da mobilização e da greve. Precisamos estar unidos para construir uma greve forte”, disse.

Bancários de todo o País param nesta terça-feira, dia 30 – A decisão seguiu orientação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, que considerou insuficiente a proposta dos bancos. Os seis maiores bancos lucraram R$ 28 bilhões no primeiro semestre deste ano, mas fizeram uma proposta que não valoriza os salários dos trabalhadores.

Além de proposta insuficiente, os bancos nada apresentaram para gerar empregos e acabar com a rotatividade, que reduz a massa salarial da categoria, muito menos para melhorar as condições de trabalho, como o fim das metas abusivas para a venda de produtos e combate ao assédio moral.

A deliberação da greve aconteceu na assembléia realizada no último dia 24/9, sendo ratificada na assembléia desta segunda-feira, dia 29/9, como resposta ao desrespeito com que os bancos vêm tratando a categoria nas mesas de negociação. Os bancários continuam abertos ao diálogo e qualquer nova proposta será apreciada na próxima assembléia dia 2/10.

* Com informações do Sindicato dos Bancários do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário