sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Eleição no Ceará terá 10 mil policiais
A- A A+
Ao todo, 10.200 policiais serão escalados para atuar nas Eleições 2014 e garantir a segurança dos eleitores e dos candidatos no Ceará. O contingente faz parte do Plano de Segurança que foi apresentado durante reunião na manhã de ontem entre o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Servilho Paiva, e a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), a desembargadora Iracema do Vale, que aconteceu na sala de sessões do Tribunal. A ocasião selou o que já foi acordado entre a Justiça Eleitoral e os órgãos de segurança do Estado, em reuniões anteriores.
Segundo o plano, o Estado contará com um reforço de seis mil policiais civis e militares em outubro, sem contar com o contingente ordinário de 4.200 policiais. A Polícia Federal, por sua vez, instalará 22 polos no Ceará, na intenção de agilizar e reforçar os trabalhos de fiscalização e a atuação dos policiais federais.
Durante a reunião, o secretário Servilho disse que o trabalho será realizado com imparcialidade, como a democracia exige. “Dessa forma, o eleitor poderá expressar livremente, com segurança e dentro da ordem sua preferência no dia da eleição”, informou.
Segurança
Na ocasião, o juiz auxiliar da presidência, Cléber de Castro Cruz, afirmou que pelas ocorrências que chegam à Comissão de Segurança do TRE, o pleito está dentro da normalidade, e portanto, o efetivo a mais de 6 mil homens seria ideal. Ainda segundo ele, por ser uma eleição geral, espera-se que haverá poucas ocorrências de ilegalidades. Ele ressaltou, no entanto, que quatro municípios do Estado, devido ao acirramento na reta final, necessitaram de um maior efetivo. Santa Quitéria, Morrinhos, Aquiraz e Morada Nova, pois registraram problemas que demandaram um aumento de agentes para garantirem a segurança e a ordem nos próximos dias.
Segundo explicou, existem representantes de cada uma das instituições de segurança, como Polícia Federal, Militar e Civil, e que, dependendo da situação, há uma demanda a ser apresentada à presidente Iracema do Vale, a partir desses setores. Ele disse, ainda, que, no dia do pleito, as principais ocorrências são abordagens de última hora ao eleitor, durante o pleito, o que se configura como “boca de urna”.
“Nós estamos cumprido todo o planejamento para essas eleições e estamos dando execução a todas atividades. Existe todo um arsenal de atividades por trás do voto do eleitor, e tudo está ocorrendo dentro do prazo”, assegurou.
Na apresentação do plano, estiveram presentes o corregedor regional eleitoral em exercício, desembargador Francisco Filgueira Mendes; o juiz auxiliar da Presidência do TRE, Cléber de Castro Cruz; o presidente da Comissão de Segurança Permanente da Justiça Eleitoral do Ceará, juiz Mauro Liberato; o diretor geral do TRE, Humberto Mota, o comandante da Polícia Militar do Ceará, Lauro Carlos de Araújo Prado, além de delegados da Polícia Civil e da Polícia Federal.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário