sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Ministro da Aviação Civil visita obras do aeroporto de Juazeiro do Norte

Moreira Franco recebeu a promessa de que novo terminal será entregue no próximo dia 30 de outubro e pretende, agora, melhorar pátio e pista para empreendimento receber aviões maiores.

Anderson Pires
jornalismo@cearanews7.com.br
Compartilhar no Facebook  Compartilhar isto em Twitter Enviar por e-mail





O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, visitou, nesta quinta-feira (25/09), as obras de ampliação das áreas de embarque e desembarque do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte (CE). E ouviu dos engenheiros responsáveis que a obra do aeroporto, administrado pela Infraero, será entregue no próximo dia 30 de outubro. Será duplicada a capacidade de usuários por ano, de 400 mil para 800 mil passageiros, com um investimento total de R$ 2,1 milhões.

"Estamos com uma empresa que me garantiu que a obra estará pronta para ser inaugurada em 30 de outubro. E eu disse a eles que promessa é para ser cumprida. Além disso, conversei com o prefeito de Juazeiro do Norte sobre o futuro do aeroporto, que é importante para o Ceará e o Nordeste", afirmou o ministro Moreira Franco.

O país tem cerca de cem aeroportos regionais operando vôos regulares hoje, e o objetivo do governo federal é aumentar a oferta de voos e a malha, também, para as pessoas que precisam ir a outras cidades que não as capitais. "Queremos ampliar essas alternativas. Isso vai depender do mercado, mas, segundo os dados que temos, nos últimos dois anos mais de 10 milhões de pessoas voaram pela primeira vez. Atualmente, seis em cada dez pessoas da classe média brasileira vivem no interior. São pessoas que querem voar e nós estamos fazendo um esforço para atendê-las”, afirmou o ministro.

As obras começaram em 2011 e tratam da ampliação das laterais do atual espaço do aeroporto regional, aumentando a capacidade de atendimento. Serão instalados módulos operacionais provisórios (MOPs), que acrescentarão 1.050 metros quadrados ao terminal de passageiros – 600 m² para o módulo de embarque e 450 m² 8para o de desembarque.

“Já cumprimos uma exigência da Presidenta da República de resolver o problema da desapropriação para a reforma do aeroporto. Agora, vamos fazer, em primeiro lugar, o novo terminal de passageiros. Entendo que esse terminal, que está sendo entregue, por um período razoável, atenderá às necessidades dos passageiros. Precisamos, agora, ter pistas que recebam aviões maiores e deem vazão a carga do que é produzido na cidade e na região. Vamos estudar isso como prioridade. A tendência é de ficarmos com essa estação de passageiros e dedicar recursos imediatos para pensar pátio e pista adequando a capacidade do aeroporto para receber passageiros e cargas”, definiu Moreira Franco.

A reforma também inclui os banheiros, a pintura e o revestimento externo do terminal. Diante desse novo quadro, conforme a Infraero, haverá condições de melhorias relacionadas à segurança, área de manobra e pista de táxi.

Neste ano, o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes registrou 280 mil embarques e desembarques, número 12,2% maior que o registrado no mesmo período de 2013, quando o terminal contabilizou 250 mil embarques e desembarques. De janeiro até agosto deste ano, foram 4.694 pousos e decolagens, 5,9% a mais que o registrado no mesmo período de 2013, quando ocorreram 4.991 pousos e decolagens.

“Nosso objetivo é levar aos passageiros preços competitivos com qualidade e segurança. E isso se dá quando o aeroporto está bem organizado”, prosseguiu o ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário