sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Mudança no calendário ganha apoio

Image-0-Artigo-1708221-1
Ceará e Fortaleza decidiram o Campeonato Estadual deste ano que teve mais de 30 datas, na próxima temporada, a CBF reservou apenas 12
FOTO: BRUNO GOMES
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou no último mês de agosto o novo calendário do futebol nacional de 2015.
Nele, a entidade determina que os Estaduais devem começar apenas em 1º de fevereiro com o mês de janeiro servindo para a pré-temporada dos clubes. O objetivo da CBF é atender ao movimento Bom Senso FC, que exige um período de preparação, além de férias de 30 dias (em deembro) aos atletas.
De longe, vendo todas essas mudanças, a Federação Cearense de Futebol (FCF) ainda não definiu quando vai acontecer a reunião entre os clubes para definir regulamento, fórmula de disputa e a data de início do Campeonato Estadual de 2015. No entanto, uma coisa é certa, começar o campeonato em fevereiro não é o desejo da entidade e muito menos dos clubes.
"Flamengo, Palmeiras, Corinthians e Vasco terem um mês para fazer pré-temporada e realizar amistosos são ótimas iniciativas. Eles podem ir jogar na Europa, nos Estados Unidos. Agora, e os times cearenses, vão jogar onde? O que Horizonte, Guarany de Sobral, Maranguape, Itapipoca, Quixadá e os outros vão fazer em janeiro? Pensar em jogadores que ganham 600 mil por mês é fácil, quero ver pensar em jogador que ganha um salário mínimo", declarou o presidente da FCF, Mauro Carmélio.
Liderados por Valmir Araújo, gestor do Quixadá, os clubes, que vão disputar o Campeonato Cearense em 2015, estão de posse de um documento (faltando apenas as assinaturas de Fortaleza e Ceará) com um pedido à CBF para que o Estadual comece em janeiro.
"Não tenho condições de começar um campeonato apenas em fevereiro. Como é que vou manter um elenco por mais um mês sem jogos. E quem encerrou as atividades neste mês? Vai ficar setembro, outubro, novembro, dezembro e janeiro sem jogar? Isso não pode", argumentou Paulo Wágner, presidente do Horizonte.
O presidente dos Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Ceará, Marcos Gaúcho, também apoia a decisão dos clubes e da FCF. Inclusive vai também entregar um documento solicitando que o campeonato comece em janeiro. "Dia 18 seria uma ótima data. Os clubes teriam cerca de 15 dias em janeiro para se prepararem", afirma Gaúcho.
Na próxima quinta-feira, 02, Mauro Carmélio vai até a CBF para convencer a cúpula da entidade a atender o manifesto. "Vamos tentar o diálogo e lembrar que nossa intenção não é atrapalhar o calendário de ninguém. Pelo contrário, queremos beneficiar centenas de jogadores, que desejam começar a trabalhar mais cedo" , afirmou o mandatário do futebol cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário