segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Camilo Santana é eleito novo governador do Ceará; acompanhe a comemoração

Nem bem foi anunciada a vitória de Camilo Santana para o Governo do Ceará e a festa já havia começado no comitê do petista, no bairro Cocó, em Fortaleza
NOTÍCIA7 COMENTÁRIOS
TATIANA FORTES
Novo governo do Ceará terá Camilo e Izolda Cela
Compartilhar
Atualizada às 22h15min
Camilo Santana (PT) foi eleito neste domingo, 26, para ser o novoGovernador do Ceará. O candidato do PT aparecia na liderança do pleito nas últimas pesquisas de intenção de voto. Apesar de figurar atrás do adversário Eunício Oliveira (PMDB) no primeiro turno, Camilo superou o adversário no resultado das urnas.
A eleição de Camilo foi confirmada por volta das 20 horas, momento em que o TSE já havia apurado maior parte das seções.
Comemoração
Nem bem foi anunciada a vitória de Camilo Santana para o Governo do Ceará e a festa já havia começado no comitê do petista, localizado na Avenida Sebastião de Abreu, no bairro Cocó, em Fortaleza.
O governador eleito chegou ao comitê carregado nos braços dos militantes e agradeceu a votação. “Foi a vitória da verdade sobre a mentira”, disse Camilo.
Em discurso, o secretário da Saúde, Ciro Gomes, disse que gostou do resultado das urnas, mas não ficou satisfeito com o desempenho de Camilo em Fortaleza. Para ele, a derrota na Capital “foi pior do que esperava”. Ciro disse que a coligação vai “investigar” para saber o porquê desse resultado na Capital
Foto: Domitila Andrade






Os militantes vibraram a cada novo boletim e a empolgação cresceu com o anúncio de que Camilo Estava matematicamente eleito. Quando a primeira parcial foi divulgada, o nome da candidata Dilma Rousseff foi gritado em coro.
"O meu primeiro voto do PT no Estado é no Camilo, pelo apoio que o Cid (Gomes, governador) deu a ele. Eu espero que o Camilo aperfeiçoe, principalmente, a área da saúde. Tenho um pai com câncer que depende diretamente desses serviços e eles precisam passar por melhorias", declarou Maria Virgínia Barbosa, 36, funcionária pública, que acompanhou a apuração no comitê do petista.
   
SobralA comemoração em Sobral se concentrou nos arredores do Arco de Nossa Senhora, ponto turístico da cidade. Com paredão de som, buzinaço e carreata, muitos sobralenses foram às ruas comemorar a vitória de Camilo Santana, que teve quase 70% de preferência dos eleitores do município que é berço político de Cid Gomes.
Desde o final da tarde, o clima era de confiança em relação à eleição de Camilo, que acompanhou Cid Gomes em votação na Cidade. O petista chegou por volta das 13 horas, andou no metrô, circulou pelas ruas e por volta das 15 horas se dirigiu a Fortaleza.
 
Conheça o novo governador
Camilo Santana tem 46 anos e é servidor concursado do Ibama, engenheiro agrônomo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Foi candidato a prefeito de Barbalha em 2000 e 2004. Quando Cid Gomes, então no PSB, disputou sua primeira eleição para o governo, em 2006, Camilo atuou na coordenação da campanha na região do Cariri. Eleito, Cid o convidou para assumir a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado, onde ficou até 2010, quando disputou vaga na Assembleia Legislativa, sendo o deputado estadual mais votado no Ceará naquele ano (131.171 votos).

No segundo mandato de Cid, Camilo assumiu a Secretaria das Cidades. É filho de Eudoro Santana, atual presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza e ex-deputado estadual.
Com informações da repórter Domitila Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário