sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Horário eleitoral gatuito dos candidatos na televisão e no rádio termina hoje
A- A A+
De acordo com o calendário eleitoral, hoje se encerra a transmissão das propagandas eleitorais nas emissoras de rádio e televisão referente ao segundo turno que ocorre no domingo (26). Especialistas e eleitores, ouvidos pelo jornal O Estado, divergem sobre a influência da propaganda na hora da decisão do voto.
Para o cientista político Francisco Moreira, o programa eleitoral não é decisivo na hora do voto. “O programa se tornou apenas mais um elemento e não mais o elemento central. A decisão final do eleitor está vindo de outros aspectos. Os candidatos tentaram, através da propaganda, atender o aspecto de mudança, que tanto a população clama, mas eles acabaram muitas vezes, se perdendo, e concentrando seu tempo partidário em ataques, o que leva muitas vezes o eleitor deligar a TV ou o rádio”, avaliou.
A auxiliar administrativa Erica Pereira, 24, compartilha da mesma opinião do cientista e afirma serem desnecessários os ataques. “O programa politico é muito válido, e a ideia chega a ser interessante, mas o formato deveria mudar, e os candidatos apenas apresentar suas propostas e plano de governo. Acho os ataques desnecessários o que nos interessa são as propostas”, destacou.
Na contramão, o comerciante Ricardo Lopes, 29, afirma que o programa eleitoral foi fundamental para a sua decisão. “Eu não conhecia direito os candidatos, os programas diários me ajudaram a conhecer e decidir em quem dar uma chance. Vejo os ataques como uma forma de saber os erros dos candidatos, mas sempre tendo o cuidado de procurar o que é verdade ou mentira”, ressaltou.
  O candidato Camilo Santana (PT) afirmou, através de sua assessoria, que tentou manter uma campanha propositiva, com debate de ideias para, segundo ele, melhorar a vida das pessoas de todo o Estado. “Utilizei o tempo do programa eleitoral, no rádio e na televisão, para dizer aos cearenses que vou trabalhar incansavelmente para levar adiante o que está bom e corrigir o que precisa ser corrigido”, disse Camilo Santana.
O Estado tentou escutar a opinião do candidato Eunício Oliveira (PMDB), mas não houve nenhum retorno até o fechamento desta edição.

Calendário Eleitoral
Hoje, também, é o prazo final para a divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita e para a realização de debates, que não devem ultrapassar a meia-noite.
Já amanhã será o último dia para propagandas feitas com alto-falantes ou amplificadores de som, distribuição de material gráfico, a realização de caminhadas, passeatas e carreatas, além da divulgação de jingles ou mensagens dos candidatos por carros de som. As coligações terão até 22h do sábado para realizar seus últimos atos de campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário