sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Juazeiro do Norte-CE: Internauta denuncia abandono da estação ferroviária inaugurada por Padre Cícero

A antiga estação do trem foi inaugurada pelo Padre Cícero no dia 7 de novembro de 1926. (Foto: Welson Mota)
O prédio onde funcionou a estação ferroviária de Juazeiro do Norte está completamente abandonado. Mais recentemente, ele abrigou a famosa Gráfica da Lira Nordestina, a sede da AMAR (Associação dos Artistas e Amigos da Artes) e até um Centro Cultural. Nesta terça-feira, o internauta do Site Miséria, Welson Mota, enviou várias fotos à nossa redação mostrando e lamentando as condições de abandono do imóvel. A antiga estação do trem foi inaugurada pelo Padre Cícero no dia 7 de novembro de 1926.

Segundo denúncias do internauta, a destruição no interior é grande e o mesmo disse ter se deparado com muitas camisinhas, calcinhas, roupas usadas, fezes e muito material usado no consumo de crack. Welson recorda que o prédio já serviu de palco para vários espetáculos teatrais e musicais e não esconde sua revolta diante da situação em que se encontra esse valioso patrimônio histórico de Juazeiro. Após a privatização da RFFSA, a jornalista de Fortaleza, Dora Freitas, comprou o prédio da estação durante leilão.
Internauta denuncia abandono da estação ferroviária inaugurada por Padre Cícero. (Foto: Welson Mota)

Em sua primeira gestão, o prefeito Raimundo Macedo readquiriu o imóvel por ser parte do patrimônio histórico. No dia 14 de outubro de 2009 o então prefeito Manoel Santana anunciou a pretensão de transformá-lo em um Centro Cultural, Histórico e Turístico embalado no propósito do Ministério do Turismo de tocar projetos voltados para essas antigas edificações. 

Ele foi informado pelo Diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério, Ricardo Martini, sobre a possibilidade de financiamentos, mas a idéia não foi adiante. Quando o governador Cid Gomes começou a implantar o Metrô do Cariri, muitos imaginaram que o mesmo aproveitaria a velha estação. Entretanto, optou por construir uma ao lado e, hoje, o prédio está no mais completo abandono. 
Internauta denuncia abandono da estação ferroviária inaugurada por Padre Cícero. (Foto: Welson Mota)

HISTÓRIA -
 Corria o mês de novembro de 1926 quando o Padre Cícero, demais autoridades e grande número de populares esperavam o trem chegar a Juazeiro pela primeira vez. Era a inclusão da cidade no sistema de transporte ferroviário que marcava a inauguração do prédio da estação. Ele serviu durante décadas transportando pessoas e cargas até a extinção. Juazeiro tinha apenas 15 anos de emancipação política e sua população se tornava expressiva a cada dia que passava. 

A multidão que aguardava ansiosamente a chegada do primeiro comboio na estação era enorme e este foi recebido com muitos aplausos e a emoção do Padre Cícero que já contava com 82 anos e lhe restavam ainda mais oito de vida. Foi no dia 7 de novembro de 1926 ano em que morreu Floro Bartolomeu da Costa no Rio de Janeiro e o Bando de Lampião visitou Juazeiro. O prédio faz parte do patrimônio arquitetônico do município e já deveria ter sido tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Pesquisadores contam que quando o Padre Cícero foi apontar às autoridades federais o local para o prédio ser erguido, terminou criticado. Era um lugar ermo e num denso matagal distante do centro. O sacerdote respondia a curiosidades dos que ficaram intrigados em forma de profecia: "aqui, em pouco tempo, será o coração de Juazeiro". Indiferente às posições contrárias, ele coordenou a solenidade de lançamento da pedra fundamental no dia 12 de setembro de 1923 e a inauguração ocorreria três anos após.

A propósito, a pedra fundamental é o único marco existente em Juazeiro com o nome do Padre Cícero como prefeito. O obelisco está situado no meio da rua entre o prédio da estação, a Praça dos Ourives e o antigo Samdu. Constam ainda os nomes do então Presidente da República, Artur da Silva Bernardes; Ministro da Viação, Francisco Sá; e o Presidente do Estado do Ceará, desembargador José Moreira da Rocha. Em novembro de 1926, Juazeiro inaugurava uma nova fase de sua civilização com a chegada do primeiro trem da RVC, fator preponderante de seu atual progresso material e cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário