quinta-feira, 27 de novembro de 2014

27/11/2014 às 08h05min - Atualizada em 27/11/2014 às 08h24min
Redação - Crato(CE)
TAMANHO DA FONTE
A-
A+
Barbalha sedia seminário para discutir situação da leishmaniose no Cariri


A Secretaria da Saúde do Estado reunirá técnicos da vigilância e controle de reservatórios e vetores das Coordenadorias Regionais de Saúde, dos centros de controle de zoonoses e gestores municipais da saúde dos municípios da macrorregião do Cariri para discutir a gestão das atividades de rotina dos serviços de vigilância e controle da doença e assim reforçar o enfrentamento da situação endêmica da leishmaniose visceral. 

O Seminário de Gestão da Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral no Cariri será realizado nesta quinta-feira, 27 de novembro, das 8 às 17 horas, no Hospital São Vicente, Avenida Coronel João Coelho, 299, Centro, em Barbalha. Além da apresentação do quadro epidemiológico da doença, será demonstrada a operacionalização dos centros de controle de zoonoses e discutidos aspectos legais e éticos do controle das leishmanioses. 

As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários transmitidas ao homem (e também a outras espécies de mamíferos) por insetos vetores ou tilde;o crescente, o esvaziamento rural e as secas periódicas, que acarretam o aparecimento de novos focos. Estudos demonstraram forte evidência da relação entre o fenômeno El Niño e o risco de epidemia de doenças transmitidas por vetores em várias regiões do mundo, incluindo o calazar no Nordeste brasileiro. De 2010 a 2012, o Ceará foi responsável por 15% do total de casos e de óbitos por leishmaniose visceral do País.  

Nos últimos quatro anos foram registrados no Estado 1.341 casos humanos da doença, com 163 óbitos. Neste ano, até o mês de outubro, foram confirmados 361 casos e 23 óbitos, com uma taxa de letalidade de 6,37%.








Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá / ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara


Nenhum comentário:

Postar um comentário