terça-feira, 25 de novembro de 2014

Francisco Teixeira diz que Ceará é o estado mais preparado para conviver com a estiagem








IMG_9761O Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, participou nesta segunda-feira (24), da reunião do Comitê Integrado da Seca, em Fortaleza. Teixeira destacou que o Estado do Ceará é hoje o mais preparado no Brasil para conviver com a estiagem. “O Estado do Ceará é o que tem demonstrado a melhor condição de convivência com a seca, pois além das obras estruturantes, como é o caso do Eixão das Águas, temos as obras do Programa Água para Todos que estão garantindo a segurança hídrica para as comunidades rurais”.
O ministro afirmou que até o final de 2015, 70% das obras da Transposição do Rio São Francisco serão concluídas, o que vai garantir a segurança hídrica para toda Região. Além disso, Teixeira confirmou a construção de adutoras de montagens rápidas e barragens para o abastecimento de Regiões do Ceará, principalmente as que têm a maior escassez hídrica.
Francisco Teixeira frisou que o Nordeste já tem experiência em lidar com a seca, por isso hoje não sofre tanto. “O Sudeste e o Sul não têm essa cultura e, em apenas um ano de inverno irregular, foram pegos de surpresa com a atual escassez hídrica. É preciso saber conviver com ela, pois as mudanças climáticas já estão tornando os eventos mais extremos. Temos que estar preparados para esse período a fim de armazenarmos o máximo de água”.
O secretário Nelson Martins apresentou um balanço das obras do Programa Água Para Todos, outra parceria com o Ministério da Integração, cujas obras são executadas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). “São 718 que estão ou em execução, ou em fase de contratação ou já concluídos. Outros 532 já estão elaborados e mais 53 estão sendo licitados. Já investimos mais de R$ 277 milhões neste Programa”, afirmou.
O secretário destacou que o Estado vai continuar executando as ações emergenciais, uma vez que ainda não existe a previsão de chuvas para 2015. “Existem muitas ações em andamento desde 2012, que serão ampliadas. Já ampliamos a perfuração de poços, encerraremos o ano com a perfuração de 1200 poços, através da Sohidra, e vamos ampliar ainda a Operação Carro-Pipa, o Programa de Cisternas e a construção de adutoras”, afirmou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário