segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

29/12/2014 às 09h21min - Atualizada em 29/12/2014 às 09h26min
Redação - Crato(CE)
TAMANHO DA FONTE
A-
A+
Assentados têm até amanhã, dia 30 para renegociarem as dívidas do Pronaf
De acordo com a resolução, os assentados ainda terão bônus de adimplência.

Encerra amanhã terça-feira, 30, o prazo para assentados da reforma agrária que contrataram financiamentos de custeio e investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e que estão inadimplentes, renegociarem suas as dívidas com condições especiais.

“Essa renegociação é importante porque os mutuários readquirem a capacidade de endividamento, eles podem pegar novos financiamentos à medida que vão liquidando ou renegociando as dívidas”, explica o diretor do Programa Nacional de Crédito Fundiário do MDA, Francisco Ribeiro Filho. De acordo com ele a renegociação é importante para que os agricultores possam obter novos créditos.

A ação beneficiará assentados da reforma agrária que contrataram as linhas de crédito “A” e “A/C” e que são beneficiários do Banco da Terra e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A renegociação, prevista na Resolução nº 4.298/ 2013, permite aos produtores rurais quitarem a dívida em parcela única ou em até 10 vezes.

Para fazer o parcelamento da dívida o agricultor deverá pagar, pelo menos, 5% do montante da dívida. O agricultor que quitar a dívida em parcela única será beneficiado com desconto de 80% sobre o saldo devedor atualizado e poderá pagar o valor até 30 de junho de 2015.

De acordo com a resolução, os assentados ainda terão bônus de adimplência. Ele será aplicado a partir da data da renegociação, sobre cada parcela paga até a data de vencimento pactuada. O bônus substituirá todos os descontos de adimplência e liquidações previstas no primeiro contrato do Pronaf. A contagem do valor da dívida será recalculada, com encargos financeiros de normalidade, até a data da liquidação sem multas ou quaisquer outros encargos por inadimplência.

Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário