quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Comércio faz promoção para atrair mais consumidores

29.01.2015

O primeiro mês de 2015 foi marcado por muitas promoções de saldo de estoque ou de produtos da coleção 2014

Image-0-Artigo-1787182-1
Os descontos são tradicionais no comércio varejista, variam de 10% a 50%, e devem se prolongar na maioria das lojas até a chegada do Carnaval, neste período onde as vendas sofrem um grande desaquecimento
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Iguatu. Na região Centro-Sul do Ceará, os lojistas aproveitam essa época do ano para realizar descontos de até 50%. Na maior parte, as promoções são realizadas por iniciativa de cada empresa. Segundo os empresários, a iniciativa tem dado certo, atraindo clientes e mantendo o volume de vendas no mesmo patamar de janeiro do ano passado. O início do ano é um período em que o varejo se ressente de queda nas vendas em relação à época natalina, marcada pelo aquecimento do setor.
A cidade de Várzea Alegre foi beneficiada com a promoção que começou em dezembro passado, "Natal premiado", realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e que se estendeu até a semana anterior, no sábado, dia 24. "Essa foi uma estratégia que implantamos neste ano e que deu certo porque a promoção foi prolongada e as vendas se mantiveram acima da média para o período", explicou o diretor lojista, Marcos Filho.
O presidente da CDL de Várzea Alegre, Luiz Fernando Costa Cavalcante, disse que a campanha foi marcada pelo sucesso. "A promoção teve a adesão de mais de 70% dos lojistas e distribuiu 2.500 cupons", frisou.
No último sábado, foram sorteados vários prêmios: motos, computadores, tablets, micro-ondas, geladeiras e outros eletrodomésticos. "A campanha passou, mas algumas empresas, de forma individual, estão dando descontos de até 50%", observou Marcos Filho.
A vendedora Cristiane Alves disse que os descontos vão se prolongar até o fim do mês de fevereiro. "Vai chegar o Carnaval e, para manter as vendas regulares em período tradicional de queda dos negócios, a empresa resolveu esticar a promoção", explicou a vendedora.
Os descontos variam de 10% a 50%, dependendo do item. Outra estratégia usada pelo setor varejista é a redução de preço por um período curto, às segundas-feiras, ou fim de semana.
Na cidade de Icó, o mês de janeiro foi marcado por promoções individuais referentes a artigos de saldo de estoque ou de produtos da coleção anterior (2014). "Os descontos também chegam a 50%", disse o diretor da CDL, Gercione Martins. "A chamada ponta de estoque e algumas peças com avarias são incluídas também nas ações promocionais". Martins disse que, apesar das dificuldades e previsões de que 2015 será um ano de dificuldades, o mês de janeiro que está terminando manteve o nível de vendas semelhante ao mesmo período do ano anterior. "Está bom. Em 2014, mantivemos crescimento de 6% em relação a 2013".
O presidente da CDL de Icó, Cléber Emanuel Dias Batista, que assumiu o cargo recentemente, disse que a entidade vai organizar uma ação de venda para cada começo de ano a partir de 2016. "O nosso projeto é seguir uma tendência que ocorre em outras cidades, em que há campanha promocional geral com ampla divulgação e adesão dos empresários", frisou. "Janeiro e fevereiro são meses próprios para esse tipo de ação". Por enquanto, a iniciativa tem sido de cada empresário.
Na cidade de Iguatu, polo comercial da região Centro-Sul, dezenas de empresas lançaram promoções e outras aguardam a chegada do mês de fevereiro para a oferta de descontos ou o tradicional "pague dois, leve três". O presidente da CDL, José Mota Luciano, disse que, no fim de ano passado, não houve a possibilidade de realização da tradicional campanha promocional de Natal, com sorteio de prêmios, e que neste período de ano cada empresário define estratégias próprias de promoção.
Desconto
Outros lojistas que apresentam descontos disseram que o nível de vendas foi mantido. "A estratégia é realizar promoções para renovar o estoque, acabar com a coleção anterior", disse a gerente de loja, Cláudia Rodrigues. A estudante Marta Silveira comprou ontem duas blusas e uma sandália no comércio local. "Aproveitei a promoção, com desconto de até 30%", disse. A amiga dela, Sílvia Campos, preferiu, por enquanto, comparar os produtos e preço, mas garantiu que neste fim de semana vai aproveitar as promoções. "Antes que acabe", frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário