segunda-feira, 26 de janeiro de 2015


ORÓS

Clube do Rio Seco ganha projeto de revitalização

26.01.2015

O cantor Fagner e o artista plástico Pedro Augusto Netto (in memoriam) foram homenageados

Image-0-Artigo-1785410-1
Raimundo Fagner e familiares de Pedro Augusto Netto receberam a primeira Comenda Eliseu Batista Rolim, que será concedida anualmente a duas personalidades locais, conforme a Associação Bom Filho
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Orós. O esforço para revitalizar o Clube do Rio Seco, em Orós, região Centro-Sul do Ceará, um dos espaços mais tradicionais da sociedade local, avançou, neste fim de semana, com a promoção da Festa Filhos e Amigos de Orós, baile que teve como temática a década de 1960. Houve a entrega da Comenda Eliseu Batista Rolim ao cantor Fagner e ao artista plástico Pedro Augusto Netto (in memoriam).
O clube estava lotado, decorado com bolas pretas e brancas. Compuseram o cenário, quadros, fotos, discos de vinil, radiolas, lambretas, produtos de cosméticos da década e carros antigos. Centenas de filhos e filhas de Orós se reencontraram. O clima era de alegria e confraternização. Veio gente de Fortaleza e de outros estados. A primeira turma (1961-1964) de humanistas do Ginásio Epitácio Pessoa comemorou os 50 anos de formatura. De 23 concludentes, vieram 16. Na roda de conversa, assuntos atuais e muitas lembranças da época de adolescência.
Um dos organizadores do evento, Francisco Alves, explicou que a Associação Bom Filho vem realizando esforços desde o segundo semestre do ano passado com o objetivo de revitalizar o clube, que estava fechado há mais de 15 anos, resgatar os sócios e promover eventos sociais, comunitários e festivos. "Este é o nosso esforço e está dando certo", frisou. "Aqui é um espaço tradicional, onde foram realizadas grandes festas, bailes de Carnaval, um espaço de lazer que não pode ficar abandonado".
Reconhecimento
O secretário da Associação Bom Filho, professor Raimundo Nascimento, destacou a importância da criação da Comenda Eliseu Batista Rolim, que será concedida anualmente a duas personalidades locais. Em sua primeira edição, foram agraciados o compositor e cantor Fagner e o radialista e fotógrafo Pedro Augusto Netto (in memoriam). Os organizadores do evento, de forma especial, fizeram a entrega de um busto do empresário Eliseu Batista Rolim e de uma placa aos representantes da família.
Emocionado, Eliseu Batista Filho agradeceu a homenagem. O pai dele foi político, industrial de destaque no Ceará, na época áurea da cultura do algodão. Participou da mobilização para emancipação do município de Orós, foi prefeito por dois mandatos e diretamente contribuiu com a fundação e o desenvolvimento do município.
O cantor Raimundo Fagner, apesar de estar adoentado, fez questão de receber a comenda. Lembrou das festas no Clube do Rio Seco, de amigos presentes e ausentes. "Estou feliz e agradecido por participar desse momento, de ser homenageado ao lado de Pedro Augusto Netto e de Eliseu Batista", frisou. "Trago boas recordações do clube, das festas em que a gente participava".
Parentes representaram o artista plástico Pedro Augusto Netto que foi fotógrafo, colecionador, comunicador, empresário e promotor de atividades culturais e artísticas locais. A sobrinha Meirismar Augusto evidenciou aspecto da vida do tio, um humanista, e lembrou o trabalho da Associação Cultural que leva o nome do homenageado. Em novembro do ano passado, houve a promoção de um jantar e um bingo beneficente. Os recursos arrecadados foram aplicados na reforma do clube e os banheiros, reconstruídos. A fachada foi restaurada e o prédio ganhou uma nova pintura. O próximo desafio é recuperar a piscina, desativada há décadas.
O prefeito Simão Pedro assegurou apoio ao projeto de reabertura e manutenção do clube. Francisco Alves explica que a reforma prevê a implantação de um restaurante com mesas ao ar livre, na área frontal.
O presidente da Associação Bom Filho, Emanuel Pinheiro, está motivado. "Esse clube foi construído há mais de cinco décadas e é um patrimônio sociocultural da cidade", observou.
O empresário Luiz Carlos Filho veio de Fortaleza para a festa. Ele é um dos formandos da primeira turma do Ginásio Epitácio Pessoa. "Revi grandes amigos e esse é um momento de alegrias. Reclamava da situação em que se encontrava o clube, mas espero que permaneça oferecendo momentos de lazer e de integração social", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário