terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Chove em 135 municípios do Ceará

24.02.2015

Sobral Continua chovendo na maior parte dos municípios do Ceará. Até 14horas de ontem, 135 municípios (190 postos espalhados pelo Estado) registraram precipitações. A maior delas foi registrada em Independência no Sertão de Crateús, a 306 quilômetros de Fortaleza (72.5milímetros). Vale lembrar que a região é uma das mais castigadas pela seca que vem abatendo o Semiárido brasileiro desde 2012. O segundo município com maior registro foi Ipaporanga (66 milímetros), na mesma região, a 352 quilômetros da Capital. O terceiro foi Orós, no Centro-Sul do Ceará, distante 341 quilômetros de Fortaleza.
Em Sobral, na Zona Norte do Estado, choveu durante o fim de semana de modo pontual, principalmente após as 19h. Ao meio-dia de ontem, após uma manhã de sol, a cidade foi surpreendida por uma forte chuva acompanhada de trovões. Em algumas residências houve ocorrência de equipamentos eletrônicos danificados, como na casa da microempresária Roxele Amaral, onde uma televisão e um estabilizador queimaram. "Caiu um trovão aqui perto, na Beira-Rio, e tremeu tudo. Não tinha tirado a TV da tomada, minha filha estava assistindo. Agora vai ser um gasto imenso para trocar esses equipamentos", lamenta.
No centro, diversas lojas fecharam, o que incomodou consumidores. O universitário Eduardo Paiva estava fazendo pesquisa de preço e reclamou do ocorrido. "Qualquer chuvinha que dê, eles fecham as portas. Parece que nada funciona na cidade quando chove", reclamou.
Um pequeno açude de Independência, no Sertão de Crateús, sangrou ontem após a chuva durante a noite de domingo. O excesso do volume deve ir para o Rio Poti, em direção a Crateús. A chuva encheu riachos de várias localidades e alagou ruas.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) o Estado deverá continuar sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica até amanhã. Essas áreas se formam em virtude da atuação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCAS), sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12km de altura.
Ainda de acordo com a Funceme o quadro também será favorável à ocorrência de precipitações hoje. O Ceará deverá ficar com nebulosidade variável entre a madrugada e manhã com possibilidade de chuvas na faixa litorânea. Ao longo do dia, há possibilidade de chuva em todas as regiões.
Prognóstico
As chuvas alegram principalmente aqueles que dependem diretamente delas no dia a dia, a exemplo dos produtores rurais. Mas ninguém tira da cabeça o prognóstico divulgado pela Funceme, na semana passada, com a sentença de que teremos mais um ano de chuvas abaixo da média, devido às condições termodinâmicas dos oceanos Pacífico e Atlântico, que não sofreram relevantes alterações em fevereiro e permanecem desfavoráveis a precipitações regulares no Estado entre os meses de março, abril e maio.
De acordo com o que foi analisado, as chances que chova abaixo da média nos três últimos meses da quadra chuvosa são de 50%, enquanto as probabilidades para as categorias em torno da média e acima da média são 35% e 15%, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário