terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

CRATEÚS

Sem água, a bola parou

24.02.2015

Equipe campeã da Taça Brasil de Futsal teve de abrir mão de disputar as competições em 2015 por causa da seca

Image-0-Artigo-1802802-1
Time bicampeão cearense disputaria a Taça Libertadores em maio
FOTO: KID JÚNIOR
Image-0-Artigo-1803411-1
Situação de seca no município e falta d'água - atualmente o abastecimento dos munícipes é feito por carros-pipa -, bem como a falta de patrocinadores, levou o Crateús a ficar de fora de duas das principais competições deste ano
FOTO: CARLOS RENÊ
Campeão cearense e da Taça Brasil no ano passado, o time do Crateús vislumbrava o ano de 2015 como o do ápice para sua equipe e para a cidade homônima também, pois brigaria pelo bi-estadual, pelo bi da Taça Brasil e ainda disputaria o Sul-Americano de Clubes, a Libertadores do futsal, em Assunção, no Paraguai, de 1º a 8 de maio. Mas o sonho de uma temporada ainda mais dourada para o futsal de Crateús foi desfeito pela confirmação do diretor desta modalidade no município, Edivaldo Costa, de que o time crateuense está fora dos principais eventos de 2015, principalmente a histórica participação no Sul-Americano, na Libertadores.
"A desistência do Crateús de participar da Taça Brasil e Libertadores é devido à situação financeira, agravada pelo problema da seca e falta d'água", disse o diretor de futsal Edivaldo Costa.
A falta de patrocínio, segundo o dirigente, foi a "pá de cal" nas pretensões do Crateús de jogar as competições deste ano.
"Nosso objetivo era montar um time competitivo para o Estadual, Taça Brasil e Libertadores. Mas não se monta uma equipe forte do dia para o outro e sem ter um aporte financeiro à altura", continuou o dirigente.
"Havia a perspectiva de obtermos o patrocínio da Cagece e Caixa, mas isso não se concretizou, o que complicou nosso planejamento", ressaltou Edivaldo.
De acordo com o dirigente, no mínimo R$ 45 mil reais seriam necessários para formar uma equipe para fazer bonito no torneio sul-americano e demais competições. "Para a Libertadores, o governo do Estado cedeu as passagens de ida, mas teríamos que arcar com despesas de hospedagem mais as passagens de volta, que orçariam em torno de R$ 15 mil", calcula Costa.
Desmanche
Edivaldo informou que o Crateús já tinha acertado com o técnico paulista Flávio Cavalcante e vários atletas, entre eles Leleco e Jaderson, mas sem o aval da Caixa e Cagece, os acertos foram desfeitos e o time desmanchado.
"Com a saída dos principais patrocinadores, a coisa fugiu das nossas mãos e o que estava caminhando bem, foi por água baixo", lamentou Edivaldo Costa.
O dirigente também se queixou que não tinha conhecimento do prazo legal estabelecido pela CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão) para confirmar participação na Taça Brasil e Libertadores, dia 9 de fevereiro. "O aviso da Federação Cearense de Futebol de Salão (FCFS), chegou em cima da hora e já não tínhamos tempo para qualquer solução", explicou.
A FCFS, por intermédio do superintendente Roberto do Vale, lamentou a demora da equipe cearense para formalizar sua desistência da competição internacional. "Se o aviso tivesse sido feito em tempo hábil, poderíamos ter indicado um outro representante cearense para a competição", defende Do Vale.
"Uma derrota para o nosso futsal", diz superintendente
O dirigente envolvido com a organização das competições, prazos e tabelas, entre outros, o superintendente da FCFS, Roberto do Vale, avaliou como "uma derrota para o futebol de salão" a desistência do Crateús de disputar a Taça Brasil e o Sul-Americano de Clubes.
O dirigente não aliviou para o lado das pessoas que cuidam do futsal em Crateús. "Pela primeira vez, a FCFS e o futebol de salão cearense não estarão representados numa Taça Brasil pelo descaso dos dirigentes do futsal daquela cidade".
De acordo com Do Vale, o comando do futsal do município tinha o prazo de 45 dias para comunicar a desistência da Taça Brasil, e não o fez. "Isso trouxe consequências negativas para o esporte daquela cidade e para a própria federação, que também foi penalizada pela CBFS". O curioso é que, de acordo com documento enviado pela CBFS à reportagem datado do dia 23 de janeiro, houve um formulário da FCFS foi protocolado ratificando o time do Crateús Futsal na Taça Brasil - Divisão Especial.
E os dirigentes crateuenses teriam até o dia 5 de fevereiro para confirmar essa participação, o que acabou não sendo feito.
A competição nacional reúne os campeões estaduais e será realizada de 22 a 28 de março, no município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.
Fazer história
Roberto do Vale salientou que com a participação no Sul-Americano de Clubes, "o time do Crateús entraria para a história do futsal cearense ao disputar uma competição tão importante".
Saiba mais
Punição
Com a desistência de participar da 42ª Taça Brasil de Clubes, de 22 a 28 de março próximo, na cidade de Jaraguá do Sul (SC), o Crateús está impedido de disputar competições pelos próximos três anos, segundo o regulamento da CBFS
Substituto
Com a desistência extemporânea do Crateús de jogar o torneio internacional, o vice-campeão da Taça Brasil 2014, o Krona/SC, disputará a competição
Rebaixamento
A mesma desistência sem aviso em tempo hábil do Crateús, tanto da Taça Brasil como do Sul-Americano, levou à queda da FCFS da Divisão Especial para a Primeira Divisão do futebol de salão nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário