quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015


FIM DO IMPASSE

Convênio evita fechamento de hospital

25.02.2015

Image-0-Artigo-1803874-1
No fim do ano passado, o hospital cogitou a possibilidade de encerrar as atividades, devido à defasagem de repasses
FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES
Sobral Após o possível fechamento do Hospital Doutor Estevam, foi firmado um convênio entre a sua direção e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Saúde, a fim de restabelecer o funcionamento integral e, futuramente, o atendimento 24 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da unidade hospitalar.
De acordo com a secretária da Saúde, Mônica Lima, o convênio visa principalmente "o bem-estar e os cuidados com a saúde da população sobralense, pois a demanda da saúde sempre foi crescente". Sobral é a cidade polo da macrorregional de saúde e atende à população de 55 municípios. Os serviços oferecidos pelo Hospital Dr. Estevam são ambulatorial clínico, maternidade, cirurgias ginecológicas, obstetrícia, bem como uma unidade de psiquiatria.
O funcionamento, durante o mês de fevereiro, está sendo parcial para alguns serviços, como o pronto atendimento em plantões diurnos, das 7h às 19h, diariamente. Outros serviços, como psiquiatria, maternidade e obstetrícia, estão com funcionamento 24 horas. Da mesma forma, as cirurgias obstétricas e clínicas. Após Março, serão observadas as escalas e organização para o que o plantão do SUS passe a ser também 24 horas.
A unidade não atende pacientes de alto risco ou realiza cirurgias quando o paciente tem a necessidade de um pós-cirúrgico em uma unidade de terapia intensiva (UTI), que são casos para serem tratados em hospitais de nível terciário, como a Santa Casa de Sobral ou Hospital Regional Norte.
As cirurgias que são marcadas estão sendo realizadas de acordo com um cronograma. Para a coordenadora da Atenção Secundária, Dulcinalda Braga, "é importante manter o convênio, pois a unidade hospitalar assiste, há 40 anos, a população de Sobral e da Região Norte".
Para a dona de casa e mãe de quatro filhos Jeane Matos, foi um alivio saber que o hospital continuaria funcionando com obstetrícia. "Minha filha mais velha está grávida e moramos perto do hospital. É bom saber que temos esse atendimento perto de casa", declarou.
Encerramento
Durante o fim do ano passado, o hospital cogitou a possibilidade de encerrar as atividades, devido à defasagem de repasses, como os dos procedimentos pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além dele, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral é outra que vem funcionando precariamente, devido à superlotação. O Hospital Regional Norte, que deveria desafogar hospitais menores, ainda não está funcionando em sua totalidade. A Santa Casa é considerada hospital filantrópico e de caráter regional, com 92% de sua área instalada a serviço do SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário