segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Juazeiro implanta teste rápido de HIV/Sífilis na Atenção Básica

Publicado em 23/02/2015 - 9:17 por  | Comentar
CategoriasCidades
  •  
  •  
  •  Enviar para o Kindle
A direção do Programa DST/Aids, em conjunto com a Rede Cegonha da Atenção Básica, capacitou 22 equipes do Programa Saúde da Família para a realização de testes rápidos, visando o diagnóstico de HIV e a triagem da sífilis no âmbito da atenção ao pré-natal para as gestantes e seus parceiros sexuais. A capacitação aconteceu no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e contou com a participação de enfermeiros, médicos, psicólogos e outros profissionais da área. A direção informa ainda que, em breve, os profissionais do CAPS – AD que atendem usuários de álcool e drogas também passarão por essa capacitação.
O diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV e da sífilis durante o período gestacional é fundamental para a redução da transmissão vertical. Nesse sentido, verifica-se a necessidade das equipes de Atenção Básica em realizar os testes. No momento, os mesmos vão ser implantados nas unidades do Horto, da Vila Três Marias, São José, João Cabral, Frei Damião, Pedrinhas, Aeroporto, Vila Real e outras que a partir da próxima semana já estarão realizando os testes. A meta da coordenação do programa é que seja implantado até o final do ano em 70% das unidades de saúde de Juazeiro. 
A Coordenação de DST/Aids lembra ainda que, qualquer juazeirense que tenha interesse em fazer o teste de HIV pode se dirigir ao Centro de Infectologia, localizado na Rua Dom Pedro II, 1769, para realizá-lo.unnamed

Nenhum comentário:

Postar um comentário