quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

REGIÃO CENTRO-SUL

Obras do 'Minha Casa, Minha Vida' paradas há quase 2 anos

26.02.2015

Caso as obras não sejam logo retomadas, há risco de sofrerem estragos pelo tempo e por causa da ação de vândalos

reg
Em Icó, 648 famílias selecionadas aguardam a conclusão das casas
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Icó Na região Centro-Sul do Ceará, obras do Programa Minha Casa, Minha Vida estão paralisadas. Em Icó, são 648 unidades e em Várzea Alegre, 50. A paralisação mais demorada ocorre em Várzea Alegre, onde os serviços estão suspensos há quase dois anos. Em Icó, são mais de cinco meses. As famílias aguardam com expectativa a retomada dos trabalhos e a entregas das habitações.
Em Icó, 648 famílias selecionadas aguardam a conclusão de dois projetos habitacionais, Nossa Senhora da Expectação e Senhor do Bonfim, localizadas no Conjunto Delta, antigo campo de aviação da Cidade. As obras começaram em 2010, mas, há cerca de cinco meses, estão paralisadas. Os recursos para a obra são oriundos do Ministério das Cidades e o financiamento é operacionalizado pelo Banco do Brasil. O projeto está orçado em mais de R$ 34 milhões.
O coordenador de Habitação da Secretaria do Trabalho e Ação Social do Município, Rômulo Borges, informou que 96% dos serviços foram realizados. "Falta algum trecho de calçamento, área de lazer, pintura em algumas unidades, instalação de acessórios e ainda algumas casas para serem concluídas", argumentou.
Projeto
Borges informou que, amanhã (27), haverá uma reunião, em São Paulo, entre o Banco do Brasil e os representantes das empresas responsáveis pela obra para avaliação do projeto. "Já pedimos informações mais detalhadas sobre o andamento do projeto ao Banco do Brasil, que nos adiantou que, após a reunião marcada para esta sexta-feira, vai nos encaminhar um relatório completo", disse o coordenador de Habitação.
A Prefeitura de Icó, de acordo com Borges, não tem relação direta com o projeto, que foi implantado ainda na gestão anterior. "Quem fiscaliza e faz o acompanhamento é o setor de habitação do Banco do Brasil", esclareceu. "O nosso interesse é acompanhar o andamento da construção e esperar que a obra seja concluída e inaugurada para que as famílias sejam beneficiadas com as novas moradias".
Em Icó, se as obras não forem retomadas de imediato, há risco de sofrerem estragos pelo tempo e por causa da ação de vândalos. O mato já cresce entre as casas e ruas do projeto habitacional. Um dos entraves seria a necessidade de construção de uma estação de tratamento de esgoto.
As famílias foram selecionadas e passam por processo de contratação mediante enquadramento de suas rendas, segundo critérios do programa. "Já dei o meu nome e estou esperando para ser selecionada e conseguir uma casa", disse a doméstica Maria Custódio. "Fiquei um pouco triste desde o ano passado, quando soube que a construção foi paralisada".
A trabalhadora autônoma Francisca Nunes contou que está preocupada com medo de não conseguir uma casa. "A gente fica pensando nessa obra parada, imaginando se vai continuar e terminar", disse. O ajudante de pedreiro Carlos Souza teme que as casas fiquem estragadas se o obra permanecer muito tempo paralisada. "Estamos esperando a relação dos selecionados".
Na cidade de Várzea Alegre, as obras de construção de 50 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro Buenos Aires, estão paralisadas há cerca de dois anos. O orçamento do projeto tem o valor de R$ 1,250 milhão. No início desta semana, a Prefeitura anunciou que os serviços, finalmente, serão retomados o mais breve possível.
Abandono
A informação foi dada pelo prefeito Vanderlei Freire, após reunião na Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e do Trabalho. Segundo o gestor, a ordem de serviço para a construção das casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, foi uma alegria frustrada pela falta de compromisso da empresa que venceu a primeira licitação para edificar as moradias. "Simplesmente abandonou as obras sem dar nenhuma explicação".
Uma nova empresa foi habilitada, a Horizontal Engenharia, que se comprometeu em construir as casas. "Esperamos que, em breve, nós realizemos o sonho das famílias em conseguir a casa própria", destacou o gestor. Roberto Luna, da construtora responsável pela retomada da obra, prevê concluir a edificação das casas e a implantação do projeto de infraestrutura em julho deste ano.
De acordo com Maria Valdinete, secretária de Assistência Social, Segurança Alimentar e do Trabalho do Município, o projeto para a construção de 50 casas foi conquistado por Várzea Alegre junto ao governo do Estado.
Novo processo
"Foi feita a licitação e a empresa vencedora quebrou o contrato, abandonando as obras em Várzea Alegre e em mais oito cidades", observou. "Foi aberto um novo processo licitatório pelo Estado, por meio da Secretaria das Cidades, que foi vencido pela empresa Horizontal Engenharia, que prometeu entregar as casas em tempo satisfatório".

Nenhum comentário:

Postar um comentário