sexta-feira, 27 de março de 2015


LAVA-JATO

Em depoimento, Gabrielli defende compras da Petrobras

Folhapress | 15h21 | 27.03.2015

Gabrielli, que comandou a estatal até 2012, disse que o então diretor não tinha autonomia para definir os fornecedores dessas encomendas e que as decisões eram colegiadas

gabrielli
Gabrielli (direita) disse acreditar que as compras seguiram os procedimentos normais da Petrobras
 O ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. prestou um rápido depoimento à Justiça Federal no Paraná nesta quinta-feira (26) e defendeu a aquisição de navios-sonda pela Petrobras. A compra é alvo de uma ação penal em que são réus o ex-diretor da estatal Nestor Cerveró e o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano.
As defesas dos dois arrolaram o ex-presidente como testemunha. Cerveró é acusado de receber propina para favorecer a empresa Samsung Heavy Industries.
Falando por meio de videoconferência, na Bahia, Gabrielli afirmou que não conhece o lobista, que é apontado como intermediador de pagamentos.
No depoimento, que durou apenas 25 minutos, o ex-presidente da Petrobras foi questionado pela defesa de Cerveró sobre os navios-sonda e afirmou que a aquisição era necessária porque "novas descobertas exigiam novas atividades".
"Não tínhamos estaleiros com capacidade para construir sondas", disse.
Gabrielli, que comandou a estatal até 2012, disse que o então diretor não tinha autonomia para definir os fornecedores dessas encomendas e que as decisões eram colegiadas. Também disse acreditar que as compras seguiram os procedimentos normais da Petrobras.
O ex-presidente foi questionado pelo juiz Sergio Moro sobre Júlio Camargo, empresário que também é réu na ação. Disse que teve "poucos contatos" com ele e que o conhecia como representante no Brasil da empresa Mitsui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário