terça-feira, 12 de maio de 2015


LAZER GRATUITO

Encontro de Labradores será dia 17

12.05.2015

Palestras, gincanas e socialização de cães integram a programação para os cães e seus criadores

1
Criadores da raça Labrador estarão participando pela quarta vez da edição do evento, que realiza-se a cada semestre. Todos os interessados podem participar da programação, que inclui palestras, gincanas e muito mais
FOTO: CLARISSA DIAS
2
O comportamentalista animal, Olivier Soulier, é o anfitrião do evento, em sua Escola de Adestramento, espaço já conhecido na Capital
FOTO: KIKO SILVA
Fortaleza. Para quem gosta de Labrador, no próximo domingo, dia 17, haverá um evento “imperdível”. Acontecerá na Escola de Adestramento Olivier Soulier (EAOS), a 4ª edição do encontro da raça, organizada pela Associação Cearense de Labradores (ACL) e pelo grupo do Facebook Labrador Retriever Ceará. A grande atração do evento será a palestra dos veterinários Vítor Madeira e Cyntia Baratta, proprietários do maior canil da raça no Estado, o Lontras Labs. Eles vão falar sobre alimentação, reprodução, doenças e cuidados na criação deste cão tão amado pelas famílias em todo o mundo.
Um dos organizadores do encontro, Felipe Aires, diz que a expectativa é reunir cerca de 50 cães. “Temos o objetivo de reunir os criadores de todo o Estado, os donos de canil e até aqueles que possuem um cão apenas, oferecendo lazer aos cães e conhecimento aos criadores presentes”, afirma ele. Como um apaixonado pela raça, ele mostra as vantagens na criação. “O Labrador é um cão de um temperamento excelente, muito dócil e é um companheiro para todas as horas. Trata-se de um cão de muita energia e adora água. O dono tem que ter disposição para descarregar toda a energia dele. O Labrador também é muito indicado para tratamento de crianças com algumas síndromes como autismo, pois ele auxilia na socialização dessas crianças”.
Além dos veterinários, o evento contará com a participação do especialista em comportamento animal, Olivier Soulier, anfitrião do encontro em sua Escola de Adestramento.
Olivier considera que o Labrador é uma raça geralmente muito sociável e com facilidade para aprender. Mesmo assim, para conviver bem com ele, e com cães de forma geral, são necessários alguns cuidados.
“Para conviver bem com um cachorro, e particularmente um Labrador Retriever, fora os cuidados indispensáveis de saúde, vacinas, vermífugo e proteção contra carrapatos, pulgas e outros ectoparasitas, é preciso oferecer para eles um mínimo de atividades físicas, ocupacionais intensas ao longo do dia, socialização a vida toda, regras e limites ensinados claramente e perfeitamente assimilados”, afirma ele, que faz uma comparação com a criança, na criação do pet .
“De fato, se a criança recebe uma boa educação, muitos cuidados e muito amor, mas passa a maior parte do seu tempo em casa sem atividades ou ocupações, nada vai resistir a tal ociosidade. Do mesmo jeito são os nossos filhos de quatro patas, que precisam passar uma boa parte do dia bem ocupados, senão, enquanto crianças e adolescentes apresentam comportamentos indesejáveis e recorrentes como destruições, latidos excessivos e finalmente marcações”.
Também fazem parte da programação do encontro atividades como gincanas e brindes. O evento conta com o apoio da EAOS, Royal Canin, ProPlan, Farmina/Cibau, Vetsmile, CN Rações e Varejão do Criador.
O presidente do Kennel Clube do Estado do Ceará (KCEC), Luiz Eduardo Matos Mendes, que também é juiz nas exposições cinófilas, está entre os convidados da programação.
“Queremos agradecer aos parceiros que acreditam no crescimento da raça em nosso Estado e apoiam o evento”, diz Felipe Aires.
Para os interessados em adquirir um exemplar desta raça, ele recomenda alguns critérios. “Primeiramente, ter a certeza que está disposto a criar o cão, um ser vivo que não pode ser descartado quando começar e fazer suas travessuras. Lembre-se que ele precisa de atenção e cuidados. Em seguida, é importante buscar um canil registrado no KCEC, conhecer a estrutura, o temperamento dos pais, exigir pedigree e exames de displasia coxofemural dos pais”.
Da mesma forma, Olivier Soulier avalia que o criador deve estar preparado para assumir todas as fases da vida do cão. “No final da adolescência, já jovem adulto, mesmo quando existem limites ensinados claramente, apesar de eventuais sessões de adestramento, podem começar a aparecer comportamentos agressivos, de mau humor, disputas e outros que, se não tratados devidamente, podem tornar os animais ariscos e certas vezes perigosos”. 
Por isto, ele oferece a sua Escola de Adestramento. “O daycare ou creche com recreação na EAOS permite preencher de forma única e incomparável várias necessidades dos nossos xodós no âmbito das atividades físicas, ocupacionais, de socialização intra e interespécies (com os outros cães e com as pessoas) e de disciplina básica. Isso com total segurança, o acompanhamento de uma equipe profissional amplamente reconhecida no mercado, sob a minha supervisão”.
O Labrador destaca-se como uma das raças caninas mais criadas pelas famílias, uma vez que adapta-se bem a pessoas de diferentes gerações. Quando devidamente adestrado, presta-se a trabalhos mais especializados, como nas funções de cão-guia de cegos, ou em ações de resgate de pessoas em situações de calamidade pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário