quinta-feira, 21 de maio de 2015

PSDB recua do pedido de impeachment da presidente Dilma

O PSDB desistiu de bancar, neste momento, um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Após receber parecer sobre sua viabilidade jurídica, o presidente do partido, senador Aécio Neves (MG), admitiu nesta quarta-feira (20) que outras medidas devem ser adotadas antes que o partido apresente um pedido de afastamento de Dilma.
Nesta quinta (21), Aécio apresentará aos demais partidos de oposição um relatório do jurista Miguel Reale Júnior. O parecer não traz elementos que sustentem um pedido de impeachment agora.

 

Suspeita de José Janene estar vivo é 'fantasiosa', diz família de ex-deputado

Depois de a CPI da Petrobras anunciar a intenção de exumar o corpo do ex-deputado José Janene (PP-PR), morto em 2010, a família do político veio a público negar que tenha suspeitas de que ele esteja vivo.
"Nunca existiu isso", disse  a viúva de Janene, Stael Fernanda Janene —a quem foi atribuída a suspeita. "É absurdo, estou enojada."
Para a família, a informação é falsa e agride os familiares do ex-deputado.
"Esse trabalho [da CPI] perdeu a credibilidade, sinceramente. Acho que querem cinco minutos de fama", afirmou a filha do ex-deputado, Danielle Janene.
 Danielle diz que acompanhou o pai "até o último suspiro". "Eu liberei o corpo e os documentos. O velório foi feito com o caixão aberto; ele foi enterrado em uma túnica branca, de acordo com a religião muçulmana", afirmou a filha do político.
Ex-presidente do PP, Janene é peça central no escândalo da Operação Lava Jato. Segundo as investigações, o político montou o esquema de corrupção na Petrobras com o doleiro Alberto Youssef na diretoria de Abastecimento, comandada na época por Paulo Roberto Costa. Também foi um dos réus no escândalo do mensalão.
Para a família, a intenção da CPI em exumar o corpo do ex-deputado é "uma forma de criar fatos bobos" e desvirtua o propósito investigativo da comissão.
Janene foi velado e enterrado em Londrina, no norte do Paraná, onde ficava sua base eleitoral. Seu corpo está no Cemitério Islâmico da cidade.
Após as polêmicas provocadas pelo anúncio de que iria pedir a exumação do corpo do ex-deputado José Janene (PP), morto em 2010, o presidente da CPI da Petrobras, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), recuou e afirmou querer ouvir primeiro a viúva de Janene, Stael Fernanda Janene.

Senado adia votação de MP trabalhista e negocia veto à mudança no abono

O Senado adiou para a próxima terça-feira (26) a votação da medida provisória 665, que restringe o acesso a benefícios trabalhistas. O adiamento foi pedido pelo governo diante da ameaça de ficar sem quórum para aprovar a medida.
Ao abrir mão do abono, o governo ganharia apoio para aprovar as outras mudanças na MP, que endurece também as regras de concessão de seguro-desemprego e seguro-defeso pescador.

Internações após acidentes com motos crescem 115% em seis anos

O número de internações hospitalares após acidentes com motos cresceu 115% nos últimos seis anos. Esse número já representa metade do total de internações por acidente de trânsito no país, segundo dados do Ministério da Saúde.
Em 2013, de 171 mil internações causadas pela violência no trânsito, cerca de 89 mil ocorreram após acidentes com motos. Em dez anos, a frota de motos cresceu 241,7% –no Norte e Nordeste, as motos são quase metade da frota de veículos.
A disparada de internações de motociclistas voltou a acender um alerta no Ministério da Saúde, que agora elabora um novo projeto para conter o problema –e também para diminuir os gastos na saúde: em seis anos, houve aumento de 171% nos custos com internações no SUS por acidentes com motos. Só em 2013, foram gastos R$ 231 milhões com internações causadas pelo trânsito.
Segundo o ministro Arthur Chioro, o impacto, porém, pode ser ainda maior se somados os gastos na saúde privada, previdência, afastamento do trabalho e outros motivos. "Há estudos que mostram que no Brasil o impacto por ano bate em R$ 28 bilhões o que perdemos com acidentes de trânsito", afirma.
Entre os pontos em estudo para reduzir esse quantitativo, está maior rigor nas fiscalizações, o que inclui "jogo duro na lei seca", e possíveis mudanças na legislação, como a obrigatoriedade de apresentar habilitação específica na hora de comprar uma moto.

Delegado diz que mãe suspeita de sufocar bebê não esboçou remorso

 

A mulher que gravou um vídeo tentando sufocar a própria filha de apenas seis meses de vida não demonstrou nenhum tipo de arrependimento durante o depoimento que deu na cidade de São Raimundo das Mangabeiras, no interior do Maranhão. A afirmação dada ao G1 foi do delegado David Noleto, que efetuou a prisão de Andressa Freitas de Sousa, de 20 anos, suspeita de ter praticado o ato. Ele contou ainda que a mulher foi indiciada pelo crime de tortura.

"Ela não disse em nenhum momento no depoimento que estaria arrependida de ter feito isso. E pela minha experiência, ela não demonstrou qualquer tipo de remorso, nem qualquer emoção durante a prisão", disse o delegado.
O delegado David Noleto informou ainda que Andressa contou em depoimento que mora e trabalha na cidade do Maranhão, e que o vídeo foi gravado lá.

Os motivos que levaram o delegado a indiciar Andressa pelo crime de tortura levam em conta o depoimento da mulher e os fatos coletados durante a investigação.

De acordo com ele, Andressa pode pegar de seis a oito anos de prisão, com o aumento da pena em um terço ou um sexto, quando o caso de tortura é com criança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário