terça-feira, 9 de junho de 2015

Aberta Semana do Meio Ambiente do Crato
Semana do Meio Ambiente em Crato foi aberta na manhã desta segunda-feira em Crato e continua com programação até a próxima sexta-feira

Com a presença de representantes do poder público e diversos órgãos ambientais, foi aberta nesta segunda-feira, em Crato, a Semana de Meio Ambiente com uma trilha ecológica na Chapada do Araripe e palestra do conservacionista paranaense, Sandro Jorge Coneglian, que falou sobre a “Biodiversidade e desenvolvimento sustentável”. Ele é Mestre em Gestão Ambiental e Coordenador Geral e articulação institucional da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – Curitiba Paraná. O evento tem como meta trabalhar envolvendo os aspectos da biodiversidade, desenvolvimento e sustentabilidade. Após a palestra, aconteceu um debate com os participantes. 

Segundo o sob secretário de Meio Ambiente, Hildo Júnior, esta semana será realizada uma programação ampla em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorreu na última sexta-feira. O evento foi aberto no auditório do Instituto Cultural do Cariri – ICC, onde também funciona a sede do projeto de preservação do Soldadinho-do-Araripe, ave símbolo da Chapada do Araripe, que corre risco de extinção. 

Na programação, segundo ele, serão realizadas oficinas, na sede do Geopark Araripe, onde os alunos de escolas públicas, importantes multiplicadores desses processos, estarão fazendo réplicas do pássaro, além de receberem diversas orientações relacionadas à preservação e sustentabilidade ambiental. 

As palestras estão sendo realizadas pela manhã e na parte da tarde, e, nesta terça-feira, será a vez do palestrante Saulo de Morais Silva, que abordará o tema Turismo e Meio Ambiente, às 9 horas. Ele é especialista em docência na Educação Profissional. A palestra será no auditório do SENAC- Crato. Antes, acontece a ação Esporte consciente na natureza, no Parque Estadual Sítio Fundão, Unidade de Conservação (UC), no Crato, e outras atividades no local, das 7 horas às 17 horas. 

Será realizada a apresentação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA a população cratense. O integrante da Defesa Civil, Charles Galdino Rodrigues, fará palestra sobre Gerenciamento de áreas de risco. A representante da Secretaria da Cidade trará uma abordagem sobre Projeto Social em área de Risco. As palestras começam às 9 horas, no auditório do ICC. Às 14 horas, a programação continua no sítio Fundão, com a oficina Plantando no Ar. 

O evento vem sendo realizado por meio da Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Meio ambiente e Controle Urbano, em parceria com a Semace, Saaec, Senac, Cogerh, ICM-Bio, Urca, Geopark Araripe, projeto Soldadinho do Araripe, Parque Estadual do Sítio Fundão, entre outras instituições. 

Acompanhe a programação de hoje: 

07h00mim

Ação: “Esporte consciente na natureza”

Local: Parque Estadual Sítio Fundão 

07h00mim ás 17h00mim

Ação: “Troque plástico pela vida”

Local: Parque Estadual Sítio Fundão 

08h30mim

Ação: “Trilha na UC Parque Estadual Sítio Fundão”

Local: Parque Estadual Sítio Fundão 

09h00mim

Ação: Apresentação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, a população cratense. 

Palestra: Gerenciamento de áreas de risco

Palestrante: Charles Galdino Rodrigues – Defesa Civil 

Palestra: Projeto Social na área de risco

Palestrante: Luciana Vieira – Secretaria Municipal da Cidade do Crato

Local: Auditório do Projeto soldadinho do Araripe 

14h00mim

Oficina: “Plantando no Ar” 

Local: Parque Estadual Sítio Fundão



ASCOM PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário