quarta-feira, 15 de julho de 2015

3.518 celulares foram apreendidos em unidades prisionais do Ceará em 2015

16h24 | 15.07.2015

Os agentes penitenciários também encontraram facas, serras, cossocos, fones de ouvido, balanças de precisão e uma pistola

Apreesãos_Cadeias_
Mesmo com equipamento de segurança armas, aparelhos celulares e drogas entraram nas unidades
FOTO: ARQUIVO
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) já apreendeu 3.518 aparelhos celulares nas grandes unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza em todo o ano. A última operação ocorreu na manhã de ontem (14), onde foram encontrados 278 aparelhos celulares dentro do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO II). 
Uma grande operação de vistoria reuniu 132 agentes penitenciários e durou cerca de quatro horas, percorrendo as dez vivências da unidade. A vistoria apreendeu também 295 chips, 136 carregadores, 161 baterias, além de pen drive, cartões de memória, adaptadores, facas, serras, cossocos (arma artesanal), fones de ouvido, balanças de precisão e uma pistola
A vistoria no IPPOO II foi a primeira a acontecer, na atual gestão, de forma a contemplar toda a unidade de uma só vez. A medida deve se estender a todas as grandes unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza. Na operação, além dos agentes da própria unidade, agentes do interior do Estado foram deslocados para ampliar o efetivo. Os policiais militares atuaram na contenção dos internos, enquanto os agentes vistoriaram cada uma das celas. 

> Detento ordena morte de rival pelo WhatsApp

As fiscalizações são realizadas por dois grupos especializados de agentes penitenciários: o Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) e o Grupo de Apreensões do Sistema Penal (GASP). Em algumas ocasiões, há necessidade de apoio da Polícia Militar. 
Investimento em Tecnologia
Atualmente, à exceção do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), todas as grandes unidades prisionais do Estado contam com body scanners, equipamentos que realizam uma vistoria intracorpórea. O equipamento a ser instalado no presídio feminino está em processo licitatório. Além do reforço na entrada das unidades, a Sejus tem atuado de modo a impedir os chamados rebolos, arremesso de material pelas muralhas. Atualmente, a Secretaria está com uma equipe de agentes ocupando as muralhas da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II). 
Em operação desde o início de junho, o Corpo da Guarda Penitenciária já apreendeu cerca de 15 quilos de maconha que entrariam nas unidades prisionais. Na última semana, uma pessoa foi presa tentando arremessar droga para dentro da CPPL II. Os agentes da muralha identificaram e encaminharam à Delegacia de Itaitinga. onde o homem foi autuado e detido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário