O governador Camilo Santana participou, nesta quarta-feira (29), da solenidade pela comemoração dos 30 anos de serviço do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). A cerimônia contou com homenagens às pessoas que foram essenciais para o crescimento do Choque ao longo desses período, entre civis e militares, além da entrega de comendas, desfile e apresentação técnica das diferentes companhias do Batalhão.

“Em nome dos cearenses, quero agradecer a dedicação e o trabalho desses homens em defesa da segurança dos cearenses e reiterar meu compromisso com as forças da segurança pública porque compreendemos que ela é importantíssima para o Estado”, enfatizou o governador. “Vocês servem ao povo cearense garantindo segurança e tranquilidade. Não há atividade mais complexa do que defender as pessoas do Ceará”, completou.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, agradeceu os militares da corporação e informou que eles são essenciais nos resultados apresentados pelo Governo do Estado. “Agradeço ao Batalhão de Choque pelo apoio dado em todo o Estado do Ceará e pelo trabalho que os senhores realizam, que é um fator importantíssimo para os índices atingidos até o momento. Os senhores são uma peça importantíssima na segurança pública. Parabéns”, ressaltou.

Na ocasião, Camilo recebeu uma miniatura com cenas do cotidiano do batalhão, intitulada “Diorama dos Guerreiros do Choque”, e uma boina da corporação, símbolo das forças especiais. Os secretários Élcio Batista (Gabinete do Governador), Alexandre Landim (Casa Civil), coronel Túlio Studart (Casa Militar), Delci Teixeira (SSPDS), Mauro Filho (Sefaz) e Hugo Figueiredo (Seplag); a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema Vale, também foram homenageados durante a solenidade, juntamente de demais autoridades.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Geovani Pinheiro, falou sobre a determinação dos militares que integram a corporação. “Hoje, indiscutivelmente, o Batalhão de Choque é movido de orgulho para sociedade, pois representa valioso instrumento de salva guarda da população e de preservação da lei e da ordem. Entretanto, o grande valor reside muito além do seu acervo, mas na coragem, abnegação, sacrifício dos policiais”, disse, bastante orgulhoso.

O soldado Xavier, de 32 anos, atua no BPChoque há mais de dois anos e diz ter orgulho em vestir a farda do batalhão. “Tenho oito anos de polícia, mas destes, quase três foram dedicados a esta corporação. Está aqui é motivo de orgulho, pois sirvo em defesa da sociedade do meu Estado. Meu filho admira a profissão e, no que depender de mim, terá total apoio na decisão de servir o Ceará”, comunicou, olhando para o filho, também fardado.

Batalhão de Choque
O Batalhão de Polícia de Choque foi criado em 23 de maio de 1985 a partir da Companhia de Policiamento de Choque do 5º BPM, por força da Lei Estadual nº 11.035. Atua como força de reação do Comando Geral da PMCE em operações especiais, controle de tumultos, patrulhamento urbano e Operações rurais.

Em sua divisão operacional, a unidade especializada é composta por cinco companhias operacionais e um pelotão de Comado e Serviço: a 1ª Cia/COTAM (Comando Tático Motorizado), responsável pelo patrulhamento urbano da capital; a 2ª Cia/CDC (Controle de Distúrbios Civis), voltada para o combate a manifestações ilegais; a 3ª Cia/GATE, especializada em resgate de reféns; a 4ªCia/CPCÃES, unidade de cães de faro; e a 5ªCia/COTAR, responsável pelo policiamento ostensivo de apoio às Unidades do interior do Estado.

O BPChoque dispõe de uma frota especializada de veículos automotores, além de possuir forte arsenal militar com armas de última geração. Com um efetivo de 678 policiais, sendo 15 policiais femininas, o Batalhão de Choque tem como premissa a valorização do profissional e seu treinamento para fazer jus ao lema do batalhão: Coragem, Sacrifício e Abnegação. Além disso, o Batalhão de Choque foi responsável pelo treinamento do novo Batalhão de Divisas, inaugurado pelo governador Camilo Santana no início do mês de julho.