sexta-feira, 17 de julho de 2015

Instituto Centec apresenta projeto de casa sustentável na Expocrato 2015


PDFImprimir
Qui, 16 de Julho de 2015 16:23
O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) participa da 64ª edição da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato) promovendo uma extensa programação educativa gratuita (http://bit.ly/1KTMFRw), com palestras, oficinas e demonstrações, por meio de suas unidades operacionais distribuídas pela região do Cariri e de todo o Ceará. São realizadas atividades voltadas aos temas da agricultura, agropecuária e meio ambiente e ao ensino de receitas da culinária regional (http://bit.ly/1Lj2gu1), a partir das atividades educacionais das duas Faculdades de Tecnologia do Centec (Fatec), no Sertão Central e no Cariri, e dos Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) de Barbalha e do Crato. Um dos destaques da programação do estande do Centec na Expocrato 2015 fica por conta da Fatec Cariri, localizada na cidade de Juazeiro do Norte. Alunos e professores da unidade promovem nesta sexta-feira (17/07) uma apresentação de um modelo de casa sustentável, com energia produzida com base em fontes renováveis.

O projeto nasceu de um desafio lançado aos alunos pelo professor das disciplinas de Eletrônica Digital e Eletrônica Básica, do curso de Manutenção Industrial da Fatec Cariri, Sebastião Erailson. “A ideia era criar um sistema baseado em microcontroladores que utilizasse a energia solar como fonte principal de abastecimento”, diz o docente. O professor esclarece que a energia necessária para o funcionamento da casa é alimentada por placas fotovoltaicas (que capturam luz solar), responsáveis por produzir 250 Watts de potência por hora. “Das placas, nós recebemos a energia de radiação solar, em corrente contínua, e depois convertemos para corrente alternada, amplificando a tensão de 12 volts para 220”, explica Sebastião.

O controle das cargas de energia da residência acontece a partir de um aplicativo para smartphone produzido pelos próprios alunos da Fatec Cariri, por meio do qual é possível acessar e monitorar remotamente o uso de energia dos diferentes ambientes da casa, desde a abertura e fechamento de um portão elétrico às lâmpadas de cada compartimento.

A demonstração prática da casa sustentável será realizada no estande do Centec durante os períodos da manhã e da tarde desta sexta-feira (17) na Expocrato 2015, evento que acontece no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, na cidade do Crato. A programação completa do Centec na Expocrato pode ser conferida em www.centec.org.br. As atividades acontecem até o próximo domingo, 19 de julho. Outras informações sobre o evento, que também oferece apresentações musicais, são encontradas no site oficial:www.expocratooficial.com.br.

O Instituto Centec é uma organização social que está presente em 43 municípios cearenses oferecendo cursos básicos, técnicos de nível médio, superiores tecnológicos e pós-graduação, por meio de parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), do Governo do Estado do Ceará.



SERVIÇO

Apresentação prática de casa sustentável
Data: 17 de julho, nos turnos da manhã e da tarde
Local: Estande do Centec na Expocrato (Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante)



16.07.2015


Caroline Avendaño
Assessora de Imprensa do Instituto Centro de Ensino Tecnológico
85 3066.7030 | 99949.1534
carol@centec.org.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
85 3466.4898

Nenhum comentário:

Postar um comentário