segunda-feira, 31 de agosto de 2015

CE não atinge meta contra pólio; vacinação termina na segunda-feira

Objetivo da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu é vacinar 95% do público alvo; doses serão distribuídas das 8h às 17h (Foto: Prefeitura de Foz do Iguaçu / Divulgação)Metano Ceará  é vacinar 570.452 crianças de 6
meses a 5 anos
Termina nesta segunda-feira (31), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. A meta de cobertura vacinal, que é de 95%. ainda não foi atingida pelo Ceará. Até o início da tarde desta sexta-feira (28), haviam sido vacinadas 68,54% da população de 570.452 crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, o que representa uma população de  390.967 crianças. Em Fortaleza, o Posto de Saúde Paulo Marcelo, na Rua 25 de Março, 607, Centro, vai funcionar durante todo o fim de semana, das 8 às 17 horas.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa),  30, dos 184 municípios cearenses já cumpriram e até superaram a meta de cobertura de 95% do público-alvo, estabelecida pelo Ministério da Saúde. Outros 70 municípios estão com cobertura entre 80% e 94%. A Sesa está orientando os municípios a desenvolver estratégias para cumprir a meta de imunização contra a pólio, como a abertura de postos de vacinação no neste sábado. Todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança estão disponíveis nos postos de saúde.
Há 26 anos nenhum caso de paralisia infantil é registrado no Brasil, mas para manter a doença cada vez mais longe das crianças, a campanha de vacinação ocorre todos os anos. Existe o risco da doença porque ainda há alguns países com registro de casos, onde a paralisia infantil é considerada endêmica, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Este ano, até o dia 16 de junho, foram registrados 28 casos da doença, sendo 25 no Paquistão e três no Afeganistão.
A vacina contra a paralisia infantil é a única forma de prevenção contra a doença, que não possui tratamento. A dose ofertada pelo Programa Nacional de Imunização  é segura e tem eficácia entre 90% e 95% e não há contraindicações para o uso. Crianças com sintomas como tosse, coriza, rinite ou diarreia podem receber a vacina normalmente. Já crianças com infecções agudas, febre acima de 38ºC ou hipersensibilidade a algum componente da vacina devem ser avaliadas por um médico, que irá avaliar se a dose pode ser aplicada na hora ou se deve ser agendada.
Poliomielite
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário