sábado, 29 de agosto de 2015

Cogerh propõe racionalizar uso de água em Sobral

A desativação de uma adutora atualmente utilizada, principalmente para abastecer chácaras, casas de veraneio, balneários e outros usos inadequados na região do Açude Jaibaras, é uma das medidas adotadas ( FOTO: CID BARBOSA )
Sobral. Em reunião, realizada nesta semana, a diretoria da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) propôs a adoção de medidas que racionalizem o uso da água dos açudes Jaibaras e Taquara, que abastecem Sobral.
Técnicos da Companhia, o prefeito Veveu Arruda, além de técnicos do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), discutiram sobre algumas dessas medidas preventivas, que garantam o uso consciente da água, entre elas, a desativação de uma adutora atualmente utilizada, principalmente para abastecer chácaras, casas de veraneio, balneários e outros usos inadequados na região do Açude Jaibaras, com o intuito não somente de preservação da água, mas de cumprir a deliberação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú que, em assembleia, após o fechamento das comportas do Araras, determinou que o Jaibaras seja usado apenas para abastecimento humano.
Segundo o prefeito, "as medias a serem tomadas de imediato para o trabalho de prevenção serão a realização de ações que aumentem a eficiência hídrica do sistema SAAE, fiscalização das áreas ao longo do Rio Jaibaras, barramento no rio, após a captação da estação do Bairro Sumaré, e a instalação de um medidor de vazão na nova adutora e nos pontos da captação do SAAE". Apesar do trabalho preventivo, a ser adotado como resultado da reunião, a Cogerh garante que as simulações (estudos técnicos) já realizadas, apontam dados que o abastecimento de Sobral está garantido, com o atual nível, até junho de 2016.
Tratamento
Da parte do Sistema Autônomo de Água e Esgoto, ficou acordado, na reunião, que a Autarquia deverá, num prazo de 60 dias, eliminar as perdas de água dentro das estações de tratamento (comportas); encerrar a operação da antiga adutora de água bruta, do Jaibaras para o Açude São Vicente (Setor I e II); eliminar vazamentos na tubulação; setorizar a rede de distribuição, o que facilitaria o fluxo do abastecimento para Sobral; além de divulgação de peças institucionais na mídia, como forma de orientar a população do uso devido da água; e visita às escolas , buscando disseminar nas crianças, a consciência da preservação da água na cidade.
Está marcado, para o dia 16 de setembro, uma nova reunião entre os órgãos parceiros, quando as medidas pactuadas, já devam ter sido tomadas. Dividida pelas águas do Rio Acaraú, que também serve de fonte de captação, Sobral conta com 17 sistemas de abastecimento, sendo alimentados, também, pelos seguintes mananciais: Açude Aires de Souza, Açude Taquara e Rio Jaibaras, afluente do Rio Acaraú, que e perenizado pelo açude Araras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário