sábado, 29 de agosto de 2015

Projeto social combate uso de drogas

Oa garotos têm aulas de futsal ministradas pelos guardas do destacamento da PM de Aiuaba ( FOTO: AMAURY ALENCAR )
Aiuaba. O destacamento da Polícia Militar (PM) desta Cidade, no Sertão dos Inhamuns, está dando vida a um projeto social intitulado Chute Certeiro, que busca inibir e combater o uso de drogas por crianças da faixa etária de 7 a 12 anos. É uma ação social preventiva, que interliga a prática esportiva com palestras educativas.
A modalidade esportiva praticada é o futsal. Os idealizadores têm uma preocupação com o rendimento escolar da criança e a redução da evasão escolar. Por isso, para participar, é necessário que a garotada tenha uma ótima frequência escolar, e nota média 6,0.
Os instrutores de futsal são os soldados Glaucon e Ribeiro Neto. As crianças participam de palestras sobre as drogas, educação para o trânsito, a importância da base familiar, princípios cristãos, formação cidadã, entre outros, ministradas pelos próprios PMs.
O sargento Bandeira, comandante do destacamento da PM de Aiuaba, explicou que, a princípio, o projeto atenderá crianças do sexo masculino, mas deverá se estender depois para meninas, com outra modalidade esportiva. As atividades tiveram início no último dia 22, na Quadra do CRAS. O espaço foi cedido pela Prefeitura.
As aulas e palestras acontecem nos fins de semana, para não atrapalhar as atividades escolares das crianças. Os policiais visitarão as famílias das crianças a fim de mostrar como é importante envolver a família, tornar os pais conscientes de que a família tem também uma responsabilidade social.
São parceiros na execução do projeto, além da Prefeitura, o Conselho Tutelar, a Secretaria de Assistência Social, escolas da rede municipal, a Igreja e demais seguimentos da sociedade civil.
Para o prefeito Airton Araújo, o projeto é extremamente útil e necessário, além de inovador. "Daremos todo o suporte necessário para enriquecer ainda mais essa iniciativa. Já disponibilizamos o espaço físico, além de uma equipe multifuncional para acompanhar essas crianças, composta de médico, nutricionista, psicóloga e assistente social. Ofertamos também todo equipamento esportivo, bebedouro e lanche. A Secretaria de Assistência Social vai intensificar as suas ações junto às famílias das crianças", afirmou o gestor.
Caroline de Sousa Rosa é a psicóloga que vai acompanhar o Chute Certeiro. Para a profissional, o acompanhamento psicológico é importantíssimo. "Graças à Deus, Aiuaba ainda não atingiu um índice de violência gigantesco, como a maioria dos municípios do País. Daí a importância desse cuidado preventivo, porque depois é mais difícil de controlar a situação".
A assistência social Ozana Ferreira Lima acredita que "os participantes vivenciarão uma experiência educativa, diferente da escola. Ampliarão o círculo de amizades e desenvolverão atividades com crianças em diferentes estágios de socialização, situação financeira familiar, porque o projeto trabalha o aspecto da união, da parceria, do lazer".
Contente
O garoto Antonio Romário de Sousa, oito anos, foi um dos primeiros alunos a se inscrever no projeto Chute Certeiro. "Estou muito contente em participar. A minha professora falou que eu tenho que me interessar mais na escola a partir de agora, evitar faltar às aulas e tirar boas notas, para poder fazer parte do grupo. Do contrário, terei que sair. O meu irmão está aqui também. A gente adora jogar bola. O policial falou que vamos aprender muitas coisas importantes e eu acho que vai ser muito bom".

Nenhum comentário:

Postar um comentário