terça-feira, 29 de setembro de 2015

Mudança de escola causa protestos em Cariús

O problema pode trazer prejuízo para os alunos, que não querem assistir às aulas na localidade de Caipu e realizaram protesto ( FOTO: HONÓRIO BARBOSA )
Cariús Pais de alunos permanecem resistindo ao fechamento e transferência de estudantes da localidade de Umarizeiras, na zona rural deste município, na região Centro-Sul do Ceará. Revoltados com a decisão da secretaria de Educação local, que retirou transporte, cortou ventiladores e até merenda, grupos de estudantes permanecem indo a pé para a unidade de ensino e, por último, em protesto, furaram pneus do ônibus escolar.
A resistência contra a decisão da Secretaria de Educação começou em janeiro passado, quando o prefeito de Cariús, Gilvan Oliveira, decidiu por fechar algumas unidades de ensino, com base em projeto de nucleação. No caso da Escola de Ensino Fundamental Mário da Silva Leal, em Umarizeiras, os alunos seriam transferidos para a sede do distrito de Caipu, distante 6Km.
A escola da Umarizeiras tem 217 alunos matriculados e funciona há 30 anos. Os pais não concordaram com a decisão e resistiram à medida administrativa. Na época, o Ministério Público do Ceará, representado pelo promotor de Justiça Fábio Vinicius Ottoni Ferreira, foi sensível à reivindicação da comunidade escolar e ajuizou uma Ação Civil Pública, na comarca local, com pedido de liminar.
Em fevereiro passado, o juiz de Direito Ronald Neves Pereira, expediu liminar (decisão provisória) determinando ao município de Cariús que se abstivesse de fechar, desativar ou nuclear as escolas Mário da Silva Leal (Umarizeiras), Raimundo Pereira Brasil (sítio Manguinha) e também a Manoel Miguel de Souza (Agrovila).
A Administração Municipal não se conformou com a decisão judicial local e procurou o Conselho Estadual de Educação, que concedeu parecer concordando com o projeto de nucleação escolar. Com base nessa orientação, a liminar dada foi derrubada. Neste mês, após o início das aulas do segundo semestre letivo, a Secretaria de Educação do Município determinou a transferência de 77 alunos do sexto ao nono ano da localidade de Umarizeiras para a escola de Caipu.
"Mais uma vez, o Município adotou medidas sem consultar a comunidade escolar e isso causou revolta", disse o advogado Lourenço Sales, que representa os pais dos estudantes, que resistem contra a decisão administrativa. Ainda de acordo com Sales, a Secretaria de Educação teria cortado o funcionamento de ventiladores da sala de aula, suspendido o fornecimento de merenda e determinou que o transporte escolar não levasse os alunos para a escola de Umarizeiras.
Na semana passada, revoltados, os pais furaram pneus do ônibus escolar. Com medo, o motorista abandou o veículo na margem da rodovia que liga a localidade de Umarizeiras à cidade do Cedro. O problema pode trazer prejuízo para os alunos que não querem assistir aula em Caipu.
Homologação
Em fevereiro passado, a secretária de Educação de Cariús, Maria do Carmo, defendeu a nucleação e disse que aguardava a homologação do Conselho Estadual de Educação. "Precisamos reorganizar o parque escolar, evitar salas com meia dúzia de alunos para melhor aplicar os recursos", esclareceu. "Já estamos pagando 70% do Fundeb com salário dos professores e as despesas aumentaram com o reajuste do piso e a implantação do planejamento". Ainda de acordo com a secretária, houve a instalação de um processo político em Umarizeiras que impede o diálogo com a comunidade. Mediante esses novos fatos, o Diário do Nordeste tentou ouvir a Secretaria de Educação, mas o telefone permanecia ocupado até o fechamento desta edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário