quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O santo que desafia a seca

Clique na imagem para ampliar
Canindé A fé do sertanejo desafia o quarto ano seguido de estiagem que castiga o Nordeste. De hoje até 4 de outubro, este Município do Sertão Central recebe cerca de 1,5 milhão de romeiros para comemorar os cem anos da Basílica de São Francisco das Chagas, cem anos da Igreja do Cristo Rei, conhecida como Igreja do Monte, por estar localizada no ponto mais alto da cidade, dez anos da estátua erguida em homenagem ao santo e 125 anos de criação do seu painel. Nem mesmo o racionamento d'água enfrentado por Canindé, que viu, neste ano, os seus quatro açudes secarem de vez, arrefece a idolatria por São Francisco e o entusiasmo dos romeiros que começaram a chegar a esta cidade na última segunda-feira. A abertura oficial na madrugada deste dia 24, com uma missa iniciada às 4 horas.
As festividades de São Francisco das Chagas em Canindé, no Sertão Central do Ceará, congregam milhares de romeiros vindos do Norte e Nordeste e de outras regiões do País, mobilizando uma multidão de devotos. Neste ano, o tema é uma exortação apostólica do papa Francisco: "A Alegria do Evangelho". "O objetivo é refletir sobre a vida de São Francisco, e oferecer a todos que vierem a Canindé a oportunidade de conhecer mais São Francisco e de, com ele, viver a alegria do Evangelho de Jesus e de nos deixar transformar em construtores de um mundo mais fraterno, mais justo e mais pacífico, onde a vida é levada a sério porque pertence a Deus, nosso Pai", diz o frei Marconi Lins de Araújo, pároco e reitor do Santuário.
Ele destaca que essa é uma edição especial, "pois é o Ano da Vida Religiosa Consagrada, da Caridade, da Paz, do Centenário da Arquidiocese de Fortaleza e da Bênção do atual Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé". Para tanto, de 17 de setembro a 5 de outubro serão cem celebrações, culminando com a missa da bênção do chapéu.
Painel
O Painel de São Francisco das Chagas, que fes 125 anos, foi criado no dia 10 de julho de 1890 pelo padre Manoel Cordeiro da Cruz. É uma relíquia para a Igreja Católica. A armação de madeira foi confeccionada na Bahia e a estampa, na Itália. Possuía iluminação alimentada por baterias. Depois de muitos anos fazendo parte da segunda maior festa franciscana do mundo, e ficar um pouco danificado, foi restaurado em 1989.
O Painel, que representa um misticismo de fé e devoção dos romeiros e do povo de Canindé, só deixa a Casa dos Milagres três vezes ao ano. A primeira no dia de 2 de agosto, quando a Igreja comemora o Perdão de Assis; 17 de setembro, data que se celebra as Chagas de São Francisco; e terceira na festa de São Francisco, que tem início na madrugada desta quinta-feira. Para transportá-lo até a praça, é necessária a ajuda de 18 pessoas, já que pesa meia tonelada.
Todos os dias, a partir das 17h30, uma multidão parte em procissão, acompanhando o Painel, da Basílica Menor até a Praça dos Romeiros, onde, durante aproximadamente uma hora e meia, faz parte da novena especial. Em seguida, retorna para a Basílica, recebe a bênção final de São Francisco e aguarda chegar o entardecer do próximo dia. São esperados cerca de 150 mil romeiros, segundo os organizadores do evento, a cada dia, para participar das celebrações. Os fieis são sempre de locais diferentes, pagando suas penitências em louvor a São Francisco.
Para explicar a importância do painel, o frei João Sannig conta que ele é o elo entre a basílica e os fieis, que se concentram na praça. "Por isso o retorno dele à Basílica após a novena, onde é dada a bênção final".
Igreja do Monte
O ano de 2015 marca também o centenário da bênção da Capela do Monte, que, segundo o frei João Sonnig, nasceu como "Ermida do Sagrado Coração de Jesus, certamente com apoio total do Apostolado da Oração da nossa cidade. Depois de o papa Pio XI ter instituído a Festa do Cristo Rei, a Ermida virou Capela do Cristo Rei e sua antiga imagem foi cedida ao Convento dos Frades Franciscanos. Em 1952, foi construída a Via Sacra do Monte com suas 14 estações. Em 1969, um raio atingiu a torre da capela e causou um grande estrago".
Conforme ainda João Sonning, "com o grupo de jovens, Frei João Pinto de Queiroz remodelou o interior da Capela para ser a 15ª estação da Via Sacra: a Ressurreição de Jesus. No tempo do paroquiato de Frei João Amilton, a Capela foi novamente remodelada voltando o seu altar-mor ao estilo inicial. Hoje, serve para as orações da Ordem Franciscana Secular, para o Terço da Misericórdia e para casamentos esporádicos".
Estátua
A estátua de trinta metros de São Francisco das Chagas, que foi inaugurada no dia 4 de outubro de 2005, e é hoje um dos principais pontos de visitação de Canindé. Mas ainda está com as obras no seu entorno paralisadas. Os serviços dizem respeito à construção do sistema viário, praça e estacionamento com viabilização e otimização do monumento de São Francisco. O serviço está orçado em R$ 1.864.195,05 e o prazo de execução é de 180 dias. A metade desse tempo já transcorreu. A verba para a execução da obra é do Ministério do Turismo, numa parceria com a Prefeitura local. Entre os comerciantes instalados nas imediações da estátua, o sentimento é de que a disputa política pela chefia do executivo municipal que se desenrola em Canindé afetou essa e outras obras. O impasse, porém, em nada tem diminuído o desejo dos fieis de contemplá-la. Já na manhã de ontem, dezenas de ônibus traziam romeiros.
Ex-votos
A Casa dos Milagres, ao lado da Basílica, é um dos locais mais emblemáticos. É lá onde são acolhidos os ex-votos, afixação de fotografias, figuras, pinturas, peças de arte, itens e utensílios de uso particular ou comunitário e que representam, segundo a Igreja e os fieis, a graça alcançada por meio de São Francisco. O local se chamava Casa dos Ex-Votos, posteriormente passou a ser conhecido como Casa dos Milagres. Ali todos têm uma história de milagre para narrar.
As celebrações na Basílica Menor, às 9 horas e às 16 horas, são as preferidas pelos fieis. Mas, como não comporta todos os romeiros, pelo menos 10 mil a cada culto, passou a ser campal. Além disso, para não desapontar ninguém, os atos litúrgicos são realizados nas outras igrejas, sempre a partir das 5 horas.
SAIBA MAIS
Datas importantes em 2015
100 anos do Santuário de São Francisco
100 anos da Arquidiocese de Fortaleza
100 anos da Igreja de Cristo Rei
125 anos do painel de São Francisco
10 anos da estátua de São Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário