sábado, 28 de novembro de 2015

CE ganha laboratório que apura lavagem de dinheiro

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador do Estado, Camilo Santana, ressaltaram a importância do laboratório ( FOTO: FABIANE DE PAULA )
Durante uma solenidade na sede da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), na Avenida Eduardo Girão, o governador Camilo Santana inaugurou´, o Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro, ontem. O equipamento, adquirido em parceria com o Ministério da Justiça custou R$ 1,6 milhão e tem como objetivo investigar com rapidez e eficiência a trajetória do dinheiro ilícito, seja ele conseguido com o tráfico do drogas, roubos a banco ou nos crimes contra a administração pública.
O titular da Pasta da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Delci Teixeira, disse que o laboratório é um dos mais modernos do País. O secretário saudou os policiais civis presentes e disse que, mesmo com um efetivo pequeno, a Polícia Civil é uma das responsáveis direta pela diminuição de mais de 10% nos índices de criminalidade registrados neste ano.
O delegado geral da Polícia Civil, Andrade Júnior, declarou que o equipamento não é de uso exclusivo da Polícia Civil e que poderá fornecer informações que ajudem a investigações de outros órgãos como o Ministério Público e a Polícia Federal.
Ele ressalta a importância do laboratório e disse que ele será essencial para combater as organizações criminosas, atacando a estrutura financeira delas. "O crime de lavagem de dinheiro sempre está agregado a outros crimes. Você não lava dinheiro se o que você amealhou não tiver vindo de uma vertente criminosa", afirmou Andrade Júnior.
Segundo ele, os equipamentos do laboratório permitirão investigações céleres. "Antes a gente falava com diversos atores, como Receita Federal, Receita Estadual, Juntas Comerciais, operadoras de telefonia para conseguir os dados que precisávamos. O cruzamento destes dados eram feitos manualmente. Agora poderemos checar rapidamente dados em todo o Brasil, com ações integradas ao Laboratório Nacional, que fica em Brasília", explicou Júnior.
Condecoração
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo estava presente e foi condecorado com a Medalha de Mérito da Polícia Civil. Ele parabenizou o Estado pelos "esforços no combate ao crime" e citou Tom Jobim para elogiar o governador. "Eu sempre digo ao Camilo, 'se todos fossem iguais a você, que maravilha viver'".
Eduardo Cardozo afirmou que o País já tem 43 laboratórios espalhados em todos os Estados. "Eles são fundamentais para detectar e asfixiar organizações criminosas, ligadas ao tráfico de armas, narcotráfico, corrupção. O Ceará passa a ter um equipamento do ponta, à disposição das autoridades policiais, no combate àqueles que geram a violência que nós repudiamos tanto", disse Cardozo.
Camilo Santana disse que os números apontam para uma diminuição do número de homicídios em relação ao ano anterior, depois de 17 anos. Ele reforçou que o curso para os 700 aprovados no concurso da Polícia Civil começa no dia sete de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário