domingo, 27 de dezembro de 2015

Homem é condenado por roubar agência dos Correios

Clique para ampliar.
Um homem acusado de praticar uma série de assaltos contra agências dos Correios no Ceará e no Rio Grande do Norte foi condenado pela 15ª Vara da Justiça Federal, em Limoeiro do Norte. Solonilson Ferreira da Silva, o 'Riquelme', foi sentenciado a pena de nove anos e sete meses e 15 quinze dias de reclusão, no regime inicial fechado pelo roubo à agência de Pereiro, em 30 de junho de 2011.
De acordo com o processo, o assalto aconteceu por volta das 13 horas. Testemunhas disseram em depoimento à Justiça Federal que os dois homens entraram no prédio, armados, e anunciaram o roubo.
"Um ficou com a arma apontada para um cliente e o outro entrou. Eles queriam o dinheiro da gaveta e do cofre. Só que o cofre era programado e não abriria naquele dia, aí ele levou o dinheiro da gaveta, subtraiu meu celular e assaltou os clientes que se encontravam na agência", contou um funcionário da agência (identidade preservada). Após o roubo, os dois homens fugiram.
Prisão
Cerca de 15 dias depois, Solonilson acabou preso, no Rio Grande do Norte. O Ministério Público Federal (MPF) emitiu parecer pela condenação do réu.
Defendeu que a autoria e a materialidade delitiva ficaram evidentes, pois eles confessou extrajudicialmente a participação no crime, foi reconhecido fotograficamente pelas testemunhas. "O acusado é contumaz na prática de crimes da mesma espécie, o que demonstraria o elevado grau de reprovabilidade do seu comportamento e a periculosidade à sociedade e à manutenção da ordem pública", afirmou o representante do MPF.
A defesa do réu requereu a improcedência da acusação por insuficiência de provas. Ao analisar o caso, o juiz Bernardo Lima Vasconcelos Carneiro afirmou que "do conjunto de todas as provas citadas, tenho por evidente que o réu foi coautor do roubo praticado no dia 30 de junho de 2011, na agência dos Correios em Pereiro". Com esse entendimento, em decisão publicada no último dia 18 deste mês, o magistrado aplicou pena de nove anos, sete meses e 15 quinze dias de reclusão ao réu. Solonilson cumpre pena no Complexo Penal Regional de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte por roubo a outra agência dos Correios naquele estado.
Rio Grande do Norte
Além do assalto em Pereiro, 'Riquelme' praticou outras ações e numa delas acabou preso. O crime ocorreu na cidade de Coronel João Pessoa, no Rio Grande do Norte. Na ocasião, ele e um comparsa, identificado como Francisco Ronialison Moreira, o 'Roni', roubaram dinheiro dos Correios e pertences dos clientes do estabelecimento.
Após o crime, foram perseguidos e presos durante tiroteio com a Polícia Militar. A moto utilizada pelos dois homens era roubada. Antes dos assaltos em Pereiro e em Coronel João Pessoa, 'Riquelme' havia cumprido pena na Paraíba, também pelo crime de roubo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário