quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Ministério da Saúde garante verba para Hospital Regional

O hospital tem área construída de 21.558 metros quadrados. O perfil de assistência será terciário, ou seja, fará atendimento a casos de alta complexidade
Quixeramobim. O apelo da população deste município do Sertão Central, distante 211Km de Fortaleza, e de cidades vizinhas, pelo início do funcionamento do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC)foi finalmente atendido pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro. Nesta quarta-feira, 30, um dia após a manifestação realizada defronte ao HRSC, ele se reuniu com o governador Camilo Santana e garantiu a liberação de 50% do custeio para a abertura do complexo hospitalar estadual.
Segundo Camilo Santana, o custeio de 50%, já estava acordado antes de Marcelo Castro assumir o Ministério, substituindo Artur Chioro. Agora, o novo ministro garantiu a liberação da verba para o início do ano.
Comemoração
A previsão é de que a unidade de saúde seja aberta à população no primeiro trimestre de 2016. A informação foi divulgada através do portal oficial do governo do Estado, logo após o encontro do governador, acompanhado do secretário da Fazenda, Mauro Filho, com o ministro.
O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, também comemorou a notícia. Otimista, ressaltou que o HRSC deverá começar a funcionar logo após a adutora do Açude Pedras Brancas, em Banabuiú, até a cidade, ficar pronta. "O hospital já está praticamente pronto. A maioria dos equipamentos já está instalada. Restam apenas alguns acabamentos, mas vai precisar de 250 mil litros de água por mês", acrescentou, reconhecendo o esforço do governador e deputado José Guimarães pela liberação dos recursos. O HRSC, localizado a altura do Km198 da CE-060, é o terceiro hospital construído no interior pelo governo do Estado. Os outros dois estão localizados em Juazeiro do Norte e Sobra.
A estimativa para custear o equipamento é de R$ 100 milhões por ano. São 209 de internação geral, 60 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 20 para adultos e 10 pediátricos, além de 30 leitos de UTI na neonatologia e ainda nove salas de cirurgia. A previsão é de que a unidade de saúde seja aberta à população no primeiro trimestre de 2016.
A escolha do município para sediar o novo hospital foi uma escolha da própria região. A população, através de conselhos de saúde e gestores municipais, participou da votação que, por maioria absoluta, deu a vitória para Quixeramobim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário