sábado, 30 de janeiro de 2016

Internos fazem duas rebeliões

Patrulhas do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) foram acionadas para controlar os motins nas duas unidades que abrigam adolescentes ( FOTO: JL ROSA )
Duas rebeliões aconteceram nas unidades que recebem adolescentes em conflito com a lei, ontem. Durante a primeira, em um prédio do Complexo Penitenciário de Aquiraz que está sendo usado para internação dos infratores, dois jovens e um PM ficaram feridos. Eles foram socorridos e não tinham lesões graves.
Segundo o defensor público Walter Araújo, que esteve no local, os rebelados querem ser transferidos para um prédio que esteja em melhores condições.
"Anteontem, após um motim, 13 adolescentes foram separados dos demais e estavam em uma cela sem dormitório. As condições são totalmente insalubres. Dormem em espaços cheios de goteiras, com infestação de mosquitos. O que eles querem é ir para um lugar que tenha condição de abrigá-los", afirmou Araújo.
A perita Sônia Silva, da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) disse que o prédio foi muito deteriorado. "As paredes, dormitórios, bebedouros dos Blocos 2 e 3 foram destruídos. Tudo que eles puderam, destruíram", afirmou.
A mãe de um dos adolescentes soube da rebelião e foi saber o estado do filho. "Ele me disse que apanhou na confusão. Sempre reclamou da comida, parece muito ruim. A situação agora vai piorar, porque colocaram fogo em roupas, lençóis e colchões. Não vão ter mais nada", disse a mulher que não se identificou.
Conforme a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), 17 internos foram transferidos e os 59 que permaneceram no local deverão ser redistribuídos em outros Centros Educacionais ao longo da semana.
Segundo caso
No Centro Dom Bosco, no bairro Passaré, aconteceu um tumulto parecido. O Corpo de Bombeiros apagou o incêndio causado pelos adolescentes. O BPChoque foi acionado e controlou o tumulto, que durou cerca de uma hora. Ninguém ficou ferido.
A STDS comunicou que está adotando todas as providências para identificar os responsáveis pelo início das confusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário